AL-PB inicia ano legislativo, realiza eleição para cargos vagos e empossa nova mesa para o biênio 2021/2022

AL-PB inicia ano legislativo, realiza eleição para cargos vagos e empossa nova mesa para o biênio 2021/2022

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 413

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, na manhã desta segunda-feira (01), na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB), no bairro do Bessa, .sessão preparatória e instalação dos trabalhos legislativos do segundo biênio da 19ª Legislatura,  posse da nova mesa e eleição suplementar para os cargos de 1º secretário, vago com a saída do deputado Nabor Wanderley (Republicanos), eleito prefeito de Patos, e a 2ª vice-presidência que era ocupada pelo deputado João Henrique (PSDB), falecido no dia 12 de janeiro, em São Paulo, devido a problemas de Covid-19.

Com 24  votos a favor, o deputado estadual João Gonçalves, da base do governo,  foi eleito para a 1ª secretaria. A deputada Pollyanna Dutra (PSB), também governista, obteve 11 votos, e o deputado Walber Virgolino, apenas 01 voto.

O deputado Tovar Correia Lima, da bancada de oposição foi eleito 2º vice-presidente com 35 votos. Foi registrado uma abstenção.

Antes de iniciar a votação, o presidente Adriano Galdino explicou o motivo da não realização da abertura dos trabalhos na sede oficial da ALPB. O deputado ressaltou que o Regimento Interno da Casa prevê, em seu artigo 1º, parágrafo único, que “havendo motivo relevante, ou de força maior, o Poder Legislativo poderá, por decisão da Mesa Diretora, reunir-se em outro edifício ou em outro ponto diverso do território paraibano”.

Adriano Galdino destacou ainda o empenho de todos os servidores da Assembleia para a realização da sessão, com todos os protocolos sanitários para evitar a propagação do covid-19. O parlamentar também confirmou a realização de uma sessão remota nesta terça com a participação do governador João Azevêdo, que vai proferir a mensagem do chefe do Executivo ao Poder Legislativo.

Ao avaliar os trabalhos da Assembleia Legislativa no ano de 2020, o deputado Tião Gomes, que passou a responder pela primeira Vice-Presidência da ALPB no biênio 2021/2022, observou que a Casa de Epitácio Pessoa teve uma produção recorde, e até melhor que outras legislaturas em que não se viveu situação tão grave quanto a pandemia do coronavírus. Ele atribuiu o sucesso ao fato da Mesa Diretora da Casa estar bem e atuando em harmonia. “Nós tivemos um ano muito difícil, mas não deixamos de trabalhar. Produzimos mais do que nos outros anos todos, o que mostra o trabalho dos deputados sob a presidência do deputado Adriano Galdino que gosta de produzir”, pontuou.

Já o deputado João Gonçalves, eleito para a 1ª secretaria, agradeceu a todos pela lembrança. “Obrigado aos colegas que se dispuseram a colocar o meu nome e me escolher como primeiro secretário. Estou pronto para contribuir para melhorar cada vez mais todas as ações da nossa Assembleia Legislativa”, destacou.

                     Dep. Edmilson Soares

Votação

As votações aconteceram em uma mesma cédula de papel, onde os parlamentares escolheram os nomes das duas vagas restantes para a Mesa Diretora e colocaram o voto em uma urna. Com o apoio das lideranças da situação e oposição, os votos foram contabilizados e João Gonçalves foi eleito como 1º secretário com 24 votos e Tovar obteve 35 votos para a 2ª vice-presidência. O deputado Edmilson Soares solicitou fazer seu voto por drive-thru, que foi avaliado, votado e aprovado pelo plenário, levando em consideração os problemas de saúde que o parlamentar teve no ano passado.

Como ficou a Mesa Diretora

O deputado Adriano Galdino permanece presidente da Casa de Epitácio Pessoa, pois foi eleito para os dois dois biênios. Completam a Mesa Diretora de 2021 e 2022 os seguintes deputados: Tião Gomes- 1º vice-presidente; Tovar Correia Lima– 2º vice-presidente; Felipe Leitão – 3º vice-presidente; Galego Souza – 4ª vice-presidente; João Gonçalves– 1º secretário; Bosco Carneiro – 2º secretário; Dra Paula Francinete – 3º secretário; Anderson Monteiro – 4º secretário; Camila Toscano- 1º suplente; Moacir Rodrigues – 2º suplente; Caio Roberto – 3º suplente e Walber Virgolino – 4º suplente.