AL aprova Projeto de Lei que determina atendimento emergencial à criança e ao adolescente com suspeita de câncer
Em 4 anos atrás 450
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, durante sessão remota realizada nesta terça-feira (23), Projeto de Lei 1.253/2019 que determina o atendimento preferencial e emergencial à criança e ao adolescente com suspeita de câncer.
Na prática, o Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Cabo Gilberto Silva, determina o atendimento preferencial e emergencial à criança e ao adolescente com suspeita de câncer, com o direito de fazer todos os exames na fase de diagnóstico e tratamento, no âmbito do Estado da Paraíba.
Segundo o autor do Projeto de Lei, os exames e os tratamentos somente serão realizados mediante apresentação de um laudo médico atestando o pré-diagnóstico da doença.
E poderá, também, o Poder Executivo planejar estratégias específicas a fim de dar cumprimento ao estabelecido nesta Lei, garantindo a resolutividade dos serviços com o estabelecimento de indicadores, metas e prazos.
De acordo com o deputado, Cabo Gilberto Silva, a propositura é essencial pois é de suma importância o diagnóstico precoce e ter acesso a esses exames, “Hoje, em tomo de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado”, afirmou o deputado estadual Cabo Gilberto Silva.