Janduhy Carneiro critica política de segurança e denuncia que policiais da Paraíba trabalham com coletes balísticos vencidos
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 822
O deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos) não poupou críticas ao Governo do Estado a denunciar a falta de investimentos na segurança pública. Durante o discurso nesta quinta-feira (22) da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa , o parlamentar também falou sobre a questão dos coletes balísticos vencidos usados por policiais civis.
“Lamentavelmente os policiais trabalham até com os coletes balísticos vencidos no Estado. Olha a precariedade da segurança pública que aqui é alardeada como sendo com eficiente e de qualidade. Nós não estamos vendo isso aqui na Paraíba essa segurança com qualidade”, criticou o deputado.
Janduhy Carneiro falou da tribuna que, após comprovar denúncia de que policiais civis da Paraíba estavam trabalhando com coletes balísticos vencidos, o MPT expediu uma recomendação ao Estado para que novos EPIs fossem adquiridos.
“Em 2017, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) instaurou um inquérito civil (nº 652.2017) para apurar denúncia feita pela Aspol-PB (Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba) de que cerca de 90% dos policiais civis no Estado estariam saindo às ruas desprotegidos, com coletes à prova de balas fora da validade e, portanto, sem eficácia. Conforme a denúncia da Aspol, havia três lotes de coletes em uso, vencidos em 2011, 2014 e 2015”, falou o deputado.
O deputado estadual revelou que os policiais estão desmotivados com a falta de compromisso do governo com a tropa. Para ele, a alta estima da PM está rebaixada.
“Isso é extremamente lamentável. O governo alardeia que tudo está a mil maravilhas, que os policiais estão satisfeitos, não há coletes vencidos, mas que isso não é a realidade na Paraíba. O que há na Paraíba é uma insatisfação e desmotivação da tropa da PM em face justamente de que compromisso assumidos com a tropa, que não foram honrados, como a gratificação de risco dos policiais que expõem suas vidas, mas desde 2010 o governo transmite que irar pagar, mas até agora não cumpriu. A alta estima dos policiais está pra baixo. O princípio da isonomia não é cumprido na Paraíba”, lamentou o deputado.