Viaduto da Galeria dos Estados desaba e abre rombo no Eixão Sul, em Brasília

Viaduto da Galeria dos Estados desaba e abre rombo no Eixão Sul, em Brasília

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 906

Parte do viaduto da Galeria dos Estados, que possibilita o trânsito sob o Eixão Sul, no centro de Brasília, cedeu no fim da manhã desta terça-feira (06). Equipes do Corpo de Bombeiro e da Defesa Civil foram deslocadas para o local. Ainda não há informações sobre feridos nem se sabe o que causou o acidente, que provocou um rombo em duas das pistas na principal avenida da cidade.

Ao visitar o local, o governador Rodrigo Rollemberg admitiu que a parte do viaduto que cedeu não recebeu manutenção recentemente. As pessoas que acompanhavam o pronunciamento de Rollemberg o vairam.

Três fatores em conjunto podem ter causado o desabamento do piso sobre a garagem do Bloco C da 210 Norte: a impermeabilização da chuva de forma inadequada, o peso da laje encharcada e as ferragens de sustentação enferrujadas.

Esse é o resultado da análise da Defesa Civil, que interditou ontem o subsolo e notificou o condomínio. Apesar de afastado o risco de danos estruturais, muitos moradores deixaram o prédio — o edifício tem cerca de 40 anos.

A partir de hoje, o engenheiro que ficará à frente dos futuros reparos apresentará um laudo com as ações a serem realizadas. É ele quem apontará o balanço de danos e as responsabilidades sobre o desmoronamento, além de identificar a construtora responsável. O Correio apurou que o empreendimento foi erguido com recursos da extinta Construtora Shis, consórcio formado pela Novacap e Terracap.

Redação e Correio Braziliense