01/06/2017. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press.

Juiz federal determina devolução do passaporte do ex-presidente e Lula pode viajar para Cuba

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 799

01/06/2017. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília – DF. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, durante o 6º Congresso Nacional do PT ? Marisa Letícia Lula da Silva, no Centro de Eventos Brasil 21. Na foto, o presidente do PT, Rui Falcão e o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT).

O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), decidiu devolver o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A determinação ocorreu nesta sexta-feira (02) e com isso o político pode viajar ao exterior.

O passaporte de Lula foi apreendido após o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitar um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que viu risco de fuga do ex-presidente, tendo em vista que ele foi condenado a 12 anos e um mês de cadeia pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Com a reviravolta no caso, o nome do petista será retirado do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da Polícia Federal e Lula poderá viajar para Cuba a fim de participar dos funenais de Fidel Castro Díaz-Balart, filho do ditador cubano Fidel Castro, que cometeu suicídio nesta sexta-feira.
Na ação que culminou na retenção do documento, os procuradores alegam que a confirmação da condenação e a iminência da prisão do ex-presidente, “que pode ocorrer dentro de algumas semanas”, criam o “risco de fuga”. A apreensão do passaporte foi solicitada em um processo que tramita no Distrito Federal e julga o suposto tráfico de influência de Lula na compra de 36 caças suecos da empresa Saab. A investigação relacionada ao caso ocorre no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal.