Câmara deve aprovar projeto de Cássio que aumenta limite na venda de leite pelo Programa PAA

Câmara deve aprovar projeto de Cássio que aumenta limite na venda de leite pelo Programa PAA

Por Edmilson Pereira - Em 8 anos atrás 1025

Uma luta de muitos anos dos pequenos produtores rurais está chegando ao fim, com o parecer favorável à aprovação na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  da Câmara Federal, ao Projeto de Lei (PL 6.901/17), de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que aumenta para 150 litros o limite de venda de leite dos produtores para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN), relator da matéria na Comissão, já apresentou parecer favorável. Para ele, o PL de Cássio representa benefício para os produtores e incentivo à agricultura familiar. “A fixação de um limite de venda por volume permitirá aos produtores planejarem sua produção, sabendo com antecedência a quantidade de animais, insumos e estrutura necessária para alcançar tal quantidade”, explica o deputado.

FALTA DE INCENTIVO – Para Cássio, autor do projeto, o PLS garante um preço mínimo justo e uma produção que viabilize economicamente os pequenos produtores. “É nítido o esvaziamento da produção leiteira, e o principal razão por que isto ocorre é a falta de incentivo para a produção e da falta de garantia de um preço mínimo que viabilize a cadeia produtiva do leite”, afirma.

O senador explica que o atual limite imposto pelo PPA, 4 mil reais por semestre, inviabiliza totalmente a produção leiteira por desestimular o produtor: “Não tem como um pequeno produtor aumentar a sua capacidade produtiva pelo simples fato de uma única boa vaca leiteira produzir a quantidade que atinge o limite estabelecido” –  raciocina Cássio.

LEITE DA PARAÍBA – Cássio Cunha Lima afirmou que o aumento desse limite ajudará a fixar famílias na zona rural. Ele lembrou que, no auge do programa “Leite da Paraíba”, famílias inteiras voltaram para as suas pequenas propriedades para administrar a produção do leite que era fornecido ao Estado.

Com o estabelecimento dos novos limites, Cássio tem a expectativa de recuperação do setor leiteiro na Paraíba: “Chegamos a ser, por exemplo, os maiores produtores de leite de cabra do país, no auge do Programa Leite da Paraíba, e podemos retomar essa cadeia produtiva que fixa com dignidade as famílias no campo, gera emprego e auxilia na alimentação das nossas famílias mais carentes”, declarou o senador.