PARCERIA: Representantes do UNICEF realizam capacitação para 169 municípios da Paraíba

PARCERIA: Representantes do UNICEF realizam capacitação para 169 municípios da Paraíba

Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 950

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dá início, na próxima semana, ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios da Paraíba. Equipes do UNICEF e parceiros estarão reunidos em três municípios-polo com gestores públicos dos 169 municípios alagoanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

Serão 61 municípios no polo de Pombal, em 28/11, 38 em Campina Grande, em 29/11, mais 39 em Campina Grande, em 30/11, e, por último, 31 municípios em João Pessoa, em 01/12. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens.

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

Agenda:
28/11 – Pombal (Com representantes de 61 municípios)

Local: Secretaria Municipal de Educação de Pombal

Endereço: Rua Manoel Pires Sousa – Centro Pombal

Horário: Das 8h às 13h

29/11 – Campina Grande (Com representantes de 38 municípios)

Local: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB

Endereço: Rua Manoel Gonçalves Guimarães nº 195, Bairro – José Pinheiro

Ponto de Referência – Vizinho a Agência da Caixa Econômica Federal ou ao lado do Açude Velho.

Horário: Das 8h às 13h

30/11 – Campina Grande (Com representantes de 39 municípios)

Local: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB

Endereço: Rua Manoel Gonçalves Guimarães nº 195, Bairro – José Pinheiro

Ponto de Referência – Vizinho a Agência da Caixa Econômica Federal ou ao lado do Açude Velho.

Horário: Das 8h às 13h

01/12 – João Pessoa (Com representantes de 31 municípios)

Local: CTL SESC Cabo Branco

Endereço: Avenida Cabo Branco,2788 – Cabo Branco

Horário: Das 8h às 13h

O Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Fonte: Assessoria