10 pessoas morrem em queda de avião em Gramado: sogra, esposa, cunhados e filhos de empresário estão entre as vítimas do acidente

10 pessoas morrem em queda de avião em Gramado: sogra, esposa, cunhados e filhos de empresário estão entre as vítimas do acidente

Por Edmilson Pereira - Em 10 horas atrás 287

Dez pessoas foram identificadas como as vítimas fatais do acidente aéreo neste domingo, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Entre os mortos está o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, CEO e sócio-proprietário da Galeazzi & Associados, e outros nove familiares. A confirmação foi feita pela empresa comandada por Luiz.

No acidente, morreram a esposa de Luiz, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. A aeronave de matrícula PR-NDN estava em nome de Luiz e em situação regular, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo autorizada apenas para transporte privado.

Luiz liderava os negócios da família desde a morte do pai, Cláudio Galeazzi, em março de 2022, vítima de câncer. Em 2010, ele também havia perdido a mãe, Maria Leonor, em um acidente aéreo envolvendo a queda de um bimotor, em Sorocaba, no interior de São Paulo.

A tragédia deste domingo aconteceu quando o voo partiu do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí (SP) e caiu por volta das 9h30, na avenida das Hortênsias, em Gramado. A aeronave de pequeno porte atingiu a chaminé de um prédio, o segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada, iniciando um incêndio.

Segundo o corpo de Bombeiros, 15 pessoas foram encaminhadas ao hospital com sintomas de inalação de fumaça, sendo duas em estado grave. Estava chovendo e com cerração no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a tragédia.

A investigação para confirmar as causas do acidente já está sendo conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em nota oficial, o governo do Rio Grande do Sul lamentou a tragédia. O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve no local para acompanhar os trabalhos e prestar solidariedade. “No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, publicou nas redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se solidarizou com os familiares das vítimas. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, escreveu em suas redes sociais.

Fonte: Diarinho.net

Foto: Montagem/Redes Sociais