Rede Municipal de Ensino de João Pessoa tem 40 equipes participando de campeonatos nacionais de robótica

Rede Municipal de Ensino de João Pessoa tem 40 equipes participando de campeonatos nacionais de robótica

Por Edmilson Pereira - Em 3 meses atrás 189

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa tem 40 equipes participando de campeonatos nacionais de robótica. São 141 alunos, com idade entre 7 e 14 anos, que aplicaram os conhecimentos adquiridos na sala maker em máquinas capazes de receber comandos e executar tarefas.

Destes, 95 vão viajar para outros estados para representar a Paraíba nos campeonatos First® Lego® League, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Torneio Juvenil de Robótica (TJR). Esta é a maior delegação já enviada pela Prefeitura de João Pessoa para representar a Rede Municipal de Ensino em competições do tipo.

A equipe do professor Antônio Alves Mangueira, da Escola Municipal José de Barros Moreira, localizada no bairro de Mandacaru, está empolgada para a participação na etapa nacional da OBR e na Mostra Nacional de Robótica (MNR). Os eventos acontecem em novembro, em Goiânia (GO).

Não há competição na MNR, apenas apresentação de projetos. O evento é como uma grande feira de ciências. Seis alunos da Escola Municipal José de Barros Moreira vão apresentar três projetos na Mostra Nacional de Robótica: o primeiro é o desenvolvimento de tornozeleira eletrônica para homens em medida protetiva; o segundo é um coletor inteligente para descarte de lixo eletrônico; e o terceiro é o protótipo para detecção de vazamento de gás.

Já Lucas Jovem e Nilton Gabriel, ambos com 13 anos e alunos do 8º ano da Escola Municipal José de Barros Moreira, serão os representantes da Paraíba na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Eles venceram a fase estadual com um robô que executou todas as tarefas exigidas pelos avaliadores da OBR.

“O diferencial do trabalho dos meninos foi a programação que eles desenvolveram, para que o robô realizasse um circuito, executasse tarefas ao longo de um trajeto e chegasse ao ponto final”, explica o professor Antônio. Este foi o primeiro ano que ambos tiveram contato com aulas de robótica e também a primeira competição de suas vidas.

“Bateu um nervoso muito grande na hora de controlar o robô”, revela Nilton Gabriel. “Meus amigos que conseguiram me acalmar. Eu estava muito nervoso na hora, mas foi bom competir”, acrescenta. Quem se manteve calmo durante a competição foi Lucas Jovem. “Eu fiquei trabalhando na parte dos códigos. Então fiquei mais tranquilo”, conta.

Participaram da etapa estadual da OBR alunos das redes municipal, estadual e privada. Lucas e Nilton ficaram em primeiro lugar na modalidade resgate – nível 1. Ao todo, a rede municipal de ensino de João Pessoa ganhou oito troféus, ocupando os primeiros, segundos e terceiros lugares em duas modalidades diferentes (resgate e artística).

“Como educador, eu tenho muito orgulho de participar desse momento da Rede Municipal de Ensino. Se eu fosse resumir os estudos de robótica em uma palavra, seria: oportunidade. Esse ambiente altamente estimulante, abre diversas portas para alunos que demonstram interesse em aprender”, ressalta o professor Antônio Alves Mangueira.

Robótica pedagógica – Os benefícios dos estudos de robótica são muitos. Além de aprender a programar um robô, os alunos desenvolvem o trabalho em equipe, se tornam mais autônomos no processo, aprendem por conta própria a pesquisar e a estudar de forma eficaz.

As aulas de robótica da Rede Municipal de Ensino são realizadas dentro da sala maker. Esses espaços são reservados para atividades do tipo “mão na massa”, como construção de robôs, conserto de peças eletrônicas, pintura, desenho, marcenaria, costura e outras atividades práticas.

“Aqui na sala maker eles aprendem brincando e se divertindo. Quando eles estavam tendo aula sobre eletricidade, por exemplo, eu apresentei o que era resistor, corrente elétrica, como funcionava uma lâmpada. Então o aprendizado é muito mais completo e interessante. Aqui nós abordamos conceitos de física, matemática, geografia, entre outras disciplinas, tudo na prática”, explica o professor Antônio.

As atividades realizadas na sala maker envolvem tanto os trabalhos manuais, quanto o manuseio de tecnologias digitais (engenharia, programação e robótica). O diretor do Departamento de Robótica da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec-JP), Élisson Dutra, ressalta que toda a Rede Municipal de Ensino conta com robótica pedagógica em sala de aula, inclusive, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).

“As crianças têm o primeiro contato com a robótica na rede municipal já no Fundamental 1. Queremos formar alunos mais proativos, despertar o interesse por temas científicos e tecnológicos e tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas”, explica. Élisson Dutra conta que os alunos têm encontros semanais com mediadores tecnológicos e professores formados para o uso da robótica educacional nas escolas e recebem orientações para interagir com os kits de robótica (Lego ou Arduíno).

Para Élisson Dutra, que vem coordenando a participação dos alunos da rede municipal nas competições de robótica, tem sido uma experiência ímpar ver, cada vez mais, a rede pública em pé de igualdade com a rede privada de ensino no quesito tecnologia.

“É algo que nos deixa emocionados. Presenciar alunos que antes não tinham perspectiva alguma de participar de uma competição, agora, não só estão em competições nacionais, como superando outras redes de ensino e sendo premiados. É a comprovação que aprenderam nas escolas públicas municipais habilidades que farão grande diferença como estudantes e em suas vidas adultas como cidadãos”, ressalta.

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, criou o Departamento de Formação, Programação e Robótica em 2021. Até então não havia um setor formalizado de robótica na Rede Municipal de Ensino. Desde 2021, a Sedec-JP vem investindo na aquisição dos melhores kits disponíveis no mercado para os estudos de robótica e na formação continuada para os profissionais da rede.

Assista no YouTube os três projetos da Escola Municipal José de Barros Moreira que vão para a Mostra Nacional de Robótica

Tornozeleira eletrônica –  EM Municipal José de Barros Moreira – Vídeo para a MNR 2024 – Mostra Nacional de Robótica (youtube.com)

Protótipo para detecção de vazamento de gás – EM Municipal José de Barros Moreira – Vídeo para a MNR 2024 – Mostra Nacional de Robótica (youtube.com)

Coletor inteligente para descarte de lixo eletrônico –  EM Municipal José de Barros Moreira – Vídeo para a MNR 2024 – Mostra Nacional de Robótica (youtube.com)

Foto: Secom/JP