Caso para PF investigar: Sistema de pagamentos do Governo Federal é invadido e há suspeita de desvio de recursos da União
Por Edmilson Pereira - Em 8 meses atrás 79
O Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal foi alvo de uma suposta invasão hacker neste mês. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso.
O Siafi é uma plataforma que o governo federal utiliza para o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil. Ao longo deste mês, foram rastreados acessos indevidos ao sistema.
Há a suspeita de que houve, de forma irregular, a emissão de ordens bancárias e desvios de recursos da União.
A invasão teria ocorrido em abril deste ano, segundo informações da Polícia Federal (PF).
Segundo uma fonte da PF, o caso começou a ser investigado por especialistas em segurança cibernética da corporação há cerca de duas semanas.
A invasão ocorreu a um sistema de autenticação e a partir deste o usuário entrou no Siafi com o cadastro de um usuário real. Supostamente, valores teriam sido transferidos, mas ainda não há informações oficiais sobre desvios de verbas públicas e valores.
A Polícia Federal investiga o caso e atua no rastreio dos suspeitos com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).