Com 555.583 mil casos entre suspeitos e confirmados da doença no país e sem vacina, Brasil registra 94 mortes por dengue
Por Edmilson Pereira - Em 10 meses atrás 296
Dados oficiais divulgados nesse final de semana confirmam que 94 pessoas já morreram em decorrência da dengue no país. O avanço da doença fez a Prefeitura de Belo Horizonte decretar situação de emergência.
Há 381 mortes em investigação, informou o ministério. Os dados da pasta são referentes até esse sábado (17) à tarde e fazem parte do Painel de Monitoramento das Arboviroses.
O Brasil tem uma população superior a 14 milhões de habitantes, mas o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de pouco mais de 700 mil doses de Qdenga, vacina contra dengue apenas para o público de 10 anos e mesmo assim em poucos municípios, onde segundo o MS, tem um maior percentual de pessoas afetadas.
A indagação que se faz é como fica o restante da população que está susceptível à doença, correndo risco de morte?
Foram registrados 555.583 mil casos entre suspeitos e confirmados da doença no país. Desses, mais de 226 mil já foram confirmados.
Minas Gerais é o estado com maior incidência de casos prováveis da doença, 192.258. Em seguida estão São Paulo, o Distrito Federal e o Paraná, com 90 mil, 67 mil e 58 mil, respectivamente.
Reportagem do UOL mostrou que o aumento na busca por repelentes nas farmácias do DF deixou o produto mais caro ou em falta. A venda de repelentes subiu 60% neste ano em comparação com o mesmo período de 2023.
Belo Horizonte decreta situação de emergência
A capital mineira tem 3.718 casos e cinco mortes confirmadas pela dengue. Além disso, são 259 casos de chikungunya – nenhum caso de zika foi confirmado.
A situação de emergência é válida por 180 dias, mas pode ser prorrogada. O decreto, assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD), foi publicado no Diário Oficial do Município neste sábado (17).
Foto: Reuters