Deputada paraibana Camila Toscano assume a presidência nacional da Comissão da Mulher na Unale
Por Edmilson Pereira - Em 11 meses atrás 550
A deputada estadual paraibana Camila Toscano (PSDB) é a nova presidenta nacional da Comissão da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Ela ocupava a posição de vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria da Mulher e agora foi nomeada para liderar a Comissão durante a gestão de 2024.
“Estou muito honrada por essa oportunidade e sei que é fruto do trabalho que temos desempenhado em defesa da mulher. Isso só reforça minha vontade de continuar sendo voz na luta pela garantia de espaços para mulheres, pelo combate à violência contra a mulher e tantos outros enfrentamentos que precisamos seguir fazendo”, pontuou.
Camila é autora de leis importantes de proteção e de luta pelo protagonismo feminino. Ela destacou que um dos seus projetos será nacionalizar uma campanha que estimula e fornece mecanismos para que a mulher rompa o ciclo de violência. “Este é um espaço importante e vamos aproveitar muito bem esse lugar para debater temas importantes e colaborar com a formulação de políticas púbicas”, disse.
A Comissão de Mulher da Unale busca apresentar projetos e políticas públicas em prol das mulheres brasileiras, a partir da atuação das parlamentares estaduais. A pasta discute temas como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina, além de desenvolver ações para estabelecer resultados concretos para a promoção da mulher no cenário político, econômico e social.
Conforme a Unale, a Comissão deve elaborar e apresentar propostas sobre os assuntos referentes à Mulher, propor a realização de eventos, acompanhar projetos específicos sobre o tema, atuar na ampliação da participação dos parlamentares sobre o tema e contribuir para estreitar os vínculos entre os parlamentares especialistas.
Perfil – A deputada Camila Toscano está em seu terceiro mandato como deputada estadual. Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no brejo paraibano, é advogada e cresceu no meio da política acompanhando a atuação dos pais: a ex-deputada Léa Toscano e o ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano. Atualmente, ela é vice-presidente do PSDB Estadual. Nacionalmente, fez parte do grupo de estudo da Unale que formulou políticas públicas para combater a violência contra a mulher. Ela integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).