São Paulo vence e afasta o Santos da briga pelo título do Brasileirão
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1114
Quem diria que o São Paulo ainda iria sonhar com vaga na próxima Copa Libertadores nesta edição do Campeonato Brasileiro? Pois isso já começa a ficar cada vez mais próximo para o time tricolor. Principalmente após a vitória por 2 a 1 sobre o Santos neste sábado, no Pacaembu.
O resultado levou a equipe do São Paulo aos 40 pontos, a seis do Flamengo, hoje em sétimo e na zona de classificação à competição continental. Restam sete rodadas para o time do Morumbi tentar alcançar os rivais.
Agora a sete da zona do rebaixamento, o São Paulo respira aliviado no Brasileirão. E ainda deixou o Santos distante do desejo de alcançar o Corinthians na liderança do torneio.
A seis pontos do líder, mas com um jogo a mais, o time praiano volta a campo no próximo fim de semana, quando recebe o Atlético-MG no sábado, na Vila Belmiro, às 17h.
O São Paulo, por sua vez, vai a Goiânia encarar o lanterna Atlético-GO, também no sábado, mas às 19h.
O time tricolor aproveitou a presença de sua torcida no Pacaembu para sufocar o Santos desde o início do confronto. E o gol saiu ainda aos 16 minutos de partida.
E foi um golaço! Hernanes fez lindo lançamento, às costas da zaga, e Marcos Guilherme chegou antes de Vanderlei para encobrir o goleiro e colocar o São Paulo na frente.
Cueva fez linda jogada, tabelou com Pratto e se posicionou para receber mais um passe perfeito de Hernanes. Na saída de Vanderlei, o peruano tocou de leve e ampliou o placar.
O Santos reagiu no fim da etapa inicial. Rodrigo Caio afastou cobrança de escanteio de Jean Mota, e o volante do Santos Alison pegou de primeira, em cheio, e fez um lindo gol.
No segundo tempo, o São Paulo quase ampliou. Hernanes deu passe maravilhoso para Petros, que bateu em diagonal, nas costas de Renato, e acertou a trave de Vanderlei.
O jogo
O Santos começou esboçando uma pressão, mas foi o São Paulo quem teve a primeira chance de marcar. Logo aos dois minutos, Cueva cobrou escanteio e Hernanes, livre na marca do pênalti, cabeceou com perigo, por cima do gol de Vanderlei.
Aos poucos, o São Paulo foi dominando completamente as ações e abriu o placar aos 16 minutos: Hernanes fez ótimo lançamento para Marcos Guilherme, que ficou na cara do goleiro Vanderlei e o encobriu com um toque de categoria.
Aí o time de Dorival Júnior passou a apostar ainda mais nos contra-ataques. E, em um deles, ampliou a sua vantagem. Aos 21, Cueva tabelou com Pratto, que encontrou Hernanes. Em mais uma assistência do Profeta, o peruano tocou na saída de Vanderlei e viu a bola entrar lentamente no gol.
O Santos acordou com o segundo gol e descontou aos 33 minutos: após cobrança de escanteio, o volante Alison aproveitou a sobra da zaga e, de primeira, soltou a bomba da entrada da área, sem chances para Sidão. Aos 45, Arboleda recebeu cruzamento de Cueva e testou rente à trave, quase marcando o terceiro dos mandantes.
O São Paulo voltou mais recuado para etapa complementar e passou por apuros logo aos quatro minutos, quando a bola foi recuada para Sidão, que quase perdeu a sua posse em dividida com Ricardo Oliveira, assustando a torcida.
Buscando o empate com jogadas pela linha de fundo, o Santos se deparou com o forte sistema de marcação são-paulino, que fechou bem as laterais. Parar piorar, Lucas Lima, o principal armador do time alvinegro, foi implacavelmente marcado por Jucilei.
Aos 32 minutos, Hernanes quase deu sua terceira assistência no jogo. O problema é que o volante Petros não aproveitou o passe perfeito e mandou na trave esquerda de Vanderlei.
Aos 36, Arboleda perdeu nova oportunidade de ampliar ao cabecear, sem marcação, para fora.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 2 x 1 SANTOS
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 28 de outubro de 2017, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Público: 34.461 pagantes/ 40.004 no total
Renda: R$ 954.807,00
Cartão Amarelo: Jucilei (São Paulo); Matheus Jesus, Bruno Henrique, Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Jean Mota e Serginho (Santos)
Gols: SÃO PAULO: Marcos Guilherme, aos 16 minutos do 1º tempo, e Christian Cueva, aos 21 minutos do 1º tempo
SANTOS: Alison, aos 33 minutos do 1º tempo
SÃO PAULO: Sidão; Eder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei; Petros, Hernanes, Cueva (Gomez) e Marcos Guilherme (Denilson); Lucas Pratto.
Técnico: Dorival Júnior
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison (Serginho), Matheus Jesus (Kayke) e Renato; Lucas Lima (Copete), Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi
Fonte: ESPN