Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco anuncia que em 2024 vai pautar o fim a reeleição para os cargos públicos e defende mandato único de 5 anos
Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 392
Uma das prioridades no Senado Federal em 2024, sob presidência de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), será um pacote de medidas que visam mudanças nas eleições. Um dos principais pontos trata sobre o fim da reeleição para os cargos públicos, com a fixação do mandato para cinco anos – hoje, são de anos. Além disso, o senador mineiro defende a unificação dos pleitos municipais e nacionais.
“Pode ser que tenha alguma resistência ( do governo federal), mas mesmo com a resistência a vontade é muito grande dos senadores. É impressionante. Com todo mundo que eu falo, dizem que tem que acabar”, disse durante café com jornalistas na manhã desta sexta-feira (22), na Residência Oficial do Senado Federal, na região do Lago Sul de Brasília.
Sobre quando passaria a valer, Pacheco disse que a proposta não prejudicaria quem hoje detém mandatos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadores, assim como prefeitos que serão eleitos no ano que vem: vamos fazer aritmética. Se a gente quiser o fim da reeleição, o mandato de cinco anos e a coincidência de eleições, então vamos ter que fazer aritmética a partir de 2030”, explicou.
Pacheco ainda avaliou que o “fim da reeleição vai ser um grande bem para o Brasil”. Ainda segundo ele, isso pode ajudar acabar com o estado permanente de polarização eleitoral no país, com brigas constantes e ataques nas redes sociais. Isso em detrimento do desempenho no cargo público: “Todo mundo ia pensar: vamos fazer nosso trabalho aqui cuidado na nossa vida, com inteligência”.
“A reeleição está sendo usada como algo que atrapalha a primeira gestão e que se faz tudo para poder ser reeleito, gasto desenfreado, nomeações que não devem ser feitas, composições que não devem ser feitas, então eu acho que tem o mandato um pouco mais longo de cinco anos sem perspectiva de de reeleição, eu acho bem razoável”.
Foto: Divulgação