Comissão do Senado aprova projeto de Veneziano que vai facilitar estratégias de saúde para tratamento de pessoas com câncer

Comissão do Senado aprova projeto de Veneziano que vai facilitar estratégias de saúde para tratamento de pessoas com câncer

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 470

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou Projeto de Lei n° 1.083/2023, do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que obriga a notificação às autoridades sanitárias dos diagnósticos de câncer foi aprovado por unanimidade, durante reunião realizada nessa quarta-feira (29). A proposta seguirá para tramitação na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

O projeto altera a Lei 14.238, de 2021, para obrigar os serviços de saúde que realizam exames a notificar às autoridades sanitárias os casos de laudos que confirmem ou sugiram o diagnóstico de câncer. Serão dados anônimos, contendo as características do paciente e os resultados do exame, na forma do regulamento.

Em sua justificação, Veneziano exemplifica que a avaliação concisa da carga epidemiológica é vital para autoridades sanitárias, sendo crucial, também no câncer, para se entender o impacto da doença, os riscos que aumentam sua incidência e o alinhamento com a Política Nacional de Atenção Oncológica.

“No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) diagnosticou alta incidência de câncer de mama, próstata e neoplasias em 2023, havendo lacunas de serviços especializados. Por essa razão, defendemos em nossa proposta a notificação obrigatória às autoridades de casos de câncer identificados em exames auxiliares”, acrescenta Veneziano.

Sugestão – A matéria foi elaborada a partir da uma preocupação externada pela médica hematologista e professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Flávia Cristina Pimenta, e visa esclarecer melhor o cenário da incidência de câncer no Brasil para traçar um quadro nacional da doença e, assim, facilitar a definição de estratégias de saúde que otimizem o acesso ao atendimento oncológico, através de políticas de saúde definidas pelo Ministério da Saúde e pelos estados.

Foto: Assessoria de Imprensa