Servidores da AL-PB aderem à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama
Por Elison Silva - Em 7 anos atrás 792
Os servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba estão empenhados em promover a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama ‘Doe Lenços’, realizada através de uma parceria entre a Casa de Epitácio Pessoa e a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
O objetivo da ação é arrecadar, em todas as 27 Casas Legislativas do país, lenços para serem entregues em instituições de saúde que cuidam de pacientes com câncer de mama.
Na Paraíba, os postos de arrecadação serão instalados na sede da Assembleia (Praça dos Três Poderes); na Ouvidoria da Casa de Epitácio Pessoa (Paraíba Palace); no Centro Médico da ALPB (Rua Capitão José Pessoa, S/N, Jaguaribe); na Creche Ângela Maria Meira de Carvalho (Avenida Dom Pedro I, 4517, Centro) e na Escola do Legislativo (Avenida Desembargador Souto Maior, 77, Tambiá).
Para a diretora da Divisão de Saúde, Deise Queiroga, a campanha representa um ato simbólico de amor. “Apesar de muitos de nós acharmos que é apenas um lenço que protege a cabeça de uma paciente que faz quimioterapia, na realidade o simbolismo mostra para a mulher que a vida continua e que ela tenha sua auto-estima valorizada”, afirmou.
Já o assessor técnico José Antonio Alves ressalta que a iniciativa estimula a solidariedade para as pessoas portadoras de câncer de mama. “A campanha é fundamental porque essa doença não atinge só pessoas com alto poder aquisitivo. Portanto, nem todas as mulheres têm acesso financeiramente para adquirir um lenço, que passa a ser um instrumento extremamente necessário na recuperação”, destacou.
A ouvidora da Assembleia, Liliane Targino, ainda contou que o lenço expressa o significado de um manto e véu para quem usa. “É ótimo enxergar que a sociedade já ultrapassou a fase da pena e da dor. Agora, através da Casa do Povo, estamos na fase da alegria para podermos levar beleza às pessoas que são acometidas da doença”, enfatizou.
Sessão especial
Nesta quarta-feira (25,) a Assembleia Legislativa realiza uma sessão especial sobre o Outubro Rosa. Autoridades médicas, representantes de ONGs e sociedade civil vão debater ações de combate e prevenção ao câncer de mama.