Lula faz infiltração para amenizar fortes dores na região do quadril no Sírio Libanês, com recomendação de cirurgia
Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 677
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (23), para uma infiltração na região do quadril. A assessoria de imprensa da Presidência informou que ele deve passar por uma cirurgia para tratar uma artose na região neste segundo semestre.
De acordo com a assessoria, é uma “operação programada, nada urgente, mas terá que ser realizada. Deve marcar a cirurgia, que não tem urgência”.
Neste domingo, Lula fez uma pequena infiltração pelo incômodo no quadril. Não fez nenhum exame e segue cumprinda agenda previamente marcada
Lula lida com artrose no quadril há anos. Nos últimos tempos, vem se queixando de dor com mais frequência. Os médicos dizem que o único tratamento eficaz é cirúrgico, em que se substitui o osso por uma prótese. A artrose, segundo os médicos que atendem o presidente, se caracteriza por um desgaste da cartilagem que recobre a articulação. Sem ela, há um atrito ósseo e, por consequência, uma inflamação crônica.
No passado, segundo os médicos, Lula já se submeteu a uma infiltração com aplicação de anestésico dentro da articulação. Neste domingo foi diferente. A aplicação do anestésico foi mais superficial, para atingir as terminações nervosas que estão naquele ponto e fazer cessar a dor. É o que se chama de “bloqueio”, e os médicos esperam uma melhora significativa da dor, daqui para frente.
A data exata da cirurgia depende do paciente. Segundo os médicos, será feita “quando ele não suportar mais lidar com a dor”.
Com informações do portal G1
.