Remédio para diabetes está em falta por conta do uso indiscriminado, alerta Anvisa

Remédio para diabetes está em falta por conta do uso indiscriminado, alerta Anvisa

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 472

Em falta, o Ozempic deve continuar difícil de encontrar até o final de 2023. De acordo com a fabricante, Novo Nordisk, a escassez se deve a alta procura pelo remédio. A Anvisa aprova o medicamento para o tratamento de diabetes tipo 2. No entanto, ele tem sido utilizado, de forma indiscriminada, para o emagrecimento.

O médico endocrinologista, Dr. Cesar Pena, aponta o risco do uso inadequado do medicamento, pontuando efeitos colaterais.

“Apesar de ser um medicamento inseguro, como qualquer substância, seu uso indiscriminado pode ter efeitos colaterais como piora no refluxo, diarreia, náuseas, dores de cabeça e até intolerância ao próprio medicamento. Isso acaba desperdiçando uma boa opção terapêutica por conta do seu uso sem prescrição ou orientação médica”.

De acordo com Pena, o caminho correto é procurar orientação médica para o tratamento, seja de obesidade ou diabetes, para obter resultados satisfatórios.

“Não se deve usar o Ozempic como uma receita de bolo, independente do que está se tentando tratar com ele, não é uma mesma dose para todo mundo. Cada paciente tem um perfil e deve ter um tratamento individualizado, bem como a dose e sua progressão. Cabe ao médico dizer de que forma obter os melhores resultados”, finalizou.