Câmara Federal impõe derrota a Lula e recria a Funasa que será subordinada ao Ministério da Saúde
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 652
A Câmara dos Deputados reverteu, na madrugada desta quinta-feira (1), o processo de extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão responsável por obras de saneamento básico, que vinha sendo tocado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Os deputados aprovaram um destaque – sugestão de alteração em pontos específicos – do PL à Medida Provisória da reestruturação dos Ministérios, cujo texto-base foi aprovado pela Casa.
O governo federal havia editado uma outra MP, extinguindo a Funasa. Porém, por falta de acordo entre os partidos, a matéria não será votada e perderá a validade. Dessa forma, o item foi incorporado à MP dos Ministérios pelo relator, o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB).
“Fica o Poder Executivo Federal autorizado a extinguir a Fundação Nacional de Saúde”, dizia o trecho da MP, retirado pela Câmara.
A extinção do órgão gerava resistências e críticas na oposição e em grande parte do centrão desde o início do ano.
No plenário, para facilitar o acordo em torno da MP dos Ministérios e reduzir a chance de derrota em outros destaques, o líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), anunciou que o Planalto não iria se opor à mudança. Assim, todos os partidos orientaram voto favorável e o item foi aprovado em votação simbólica.
Com o retorno da Funasa, o órgão será subordinado ao Ministério da Saúde.
Fonte: Portal O Tempo
Foto: Agência Câmara