Relatório da FAO indica que carne, ovos e leite oferecem nutrientes essenciais a uma alimentação saudável
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 661
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO divulgou , nesta terça-feira, um relatório atestando que a carne, ovos e leite oferecem nutrientes fundamentais que não podem ser facilmente obtidos a partir de alimentos à base de plantas.
A FAO também alerta sobre o risco do consumo de carne vermelha processada, que são aquelas que passam por diversos processos – como defumação, adição de sal, conservantes, corantes e outras substâncias químicas, tipo: linguiça, salsicha, bacon, mortadela, presunto, nuggets, salame, toucinho defumado, carnes enlatadas, como atum e sardinha.
Além de serem consideradas cancerígenas, as carnes processadas têm um alto teor de gordura e substâncias químicas que podem ser tóxicas para o organismo, causar problemas cardíacos, infartos e AVCs.
A FAO chegou a conclusão que a carne, os ovos e o leite inatura fornecem uma gama de macronutrientes importantes, como proteínas e hidratos de carbonos que são difíceis de obter em outros alimentos, na qualidade e quantidades necessárias a uma alimentação saudável.
Dados da FAO indicam ainda que um décimo da população mundial enfrenta fome e que 3 bilhões de pessoas não têm condições financeiras para ter regimes alimentares saudáveis, enquanto uma em cada três pessoas tem excesso de peso ou é obesa.