Primeiro das Américas: Howden Brasil anuncia novo aplicativo de saúde e bem-estar
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 388
Uma nova solução de saúde e bem-estar, baseada em um aplicativo orientado por dados dos colaboradores, o Be Well World, foi apresentada em encontro promovido pela divisão de Benefícios da Howden Brasil Corretora de Seguros (8/2), que reuniu líderes de RH de diversas empresas do mercado. O aplicativo já está em funcionamento na Europa e o Brasil será o primeiro país das Américas a disponibilizá-lo para colaboradores. Após a implantação interna, a solução será disponibilizada para os clientes.
Comandado por Claudia Machado, VP de Benefícios, e Andoni Hernández, presidente executivo da Howden Brasil, o encontro teve como objetivo discutir tendências, cases, insights e soluções que possam contribuir para a construção de um novo rumo da gestão da saúde e do bem-estar nas empresas. Contou ainda com a presença das principais lideranças de Employee Benefits da Howden Global.
O Be Well World é uma solução corporativa exclusiva e abrangente, uma plataforma associada a um aplicativo, que fornece uma abordagem holística e orientada por dados para o bem-estar dos colaboradores, com foco na mudança comportamental de longo prazo. A experiência conectada visa melhorar a saúde em sua totalidade, abrangendo os quatro pilares do bem-estar: Físico, Financeiro, Emocional e Social. A variedade de recursos permite que os empregadores se adaptem às tendências de saúde e bem-estar, tenham acesso a dados que possibilitem o desenvolvimento de uma estratégia para aumentar o engajamento dos funcionários com as ações propostas e promovam o impacto dos benefícios de saúde, sempre avaliados por métricas, como diminuição do absenteísmo e presenteísmo.
“Acompanhamos diariamente os desafios enfrentados pelas equipes de Recursos Humanos e, um dos principais, está relacionado aos custos com saúde. Nosso papel é levar soluções que usem a tecnologia para engajar os colaboradores e estimular práticas saudáveis, de forma acessível e disruptiva. Os programas de saúde são fundamentais nesse sentido, mas temos que ir além e oferecer opções para que o colaborador e sua família usufruam dos benefícios que já têm em mãos. Muitas vezes, a falta dessas informações gera custos desnecessários, que impactam no valor das apólices e prejudicam a manutenção do Benefício mais valioso para todos, que ainda é o plano de saúde”, explica Claudia Machado.
Os diferenciais do Be Well World
“Há uma variedade de opções no mercado para clientes que buscam cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários, mas geralmente vêm como soluções pré-embaladas e pouco customizáveis. O Be Well World oferece a oportunidade de implementar uma solução estratégica e mensurável que esteja alinhada à estratégia específica de Benefícios para funcionários em longo prazo, conectando vários produtos e serviços para uma abordagem verdadeiramente integrada”, explica Mark Ramsook, diretor de Desenvolvimento Global de Benefícios para Europa e América Latina da Howden.
Essa é uma solução global para conectar funcionários em várias localidades, por meio de iniciativas de saúde e bem-estar. “A solução foi projetada e construída de acordo com uma abordagem científica comportamental testada. Os princípios HEAL – Healthier, Effort, Action and Lifestyle (em tradução livre para o português, ‘Mais Saudável em vez de Saudável’) visam usar uma mistura de técnicas de modificação comportamental, que se concentram na melhoria pessoal alcançável, pontua Ramsook.
Funcionalidades
Integração – integrações sob medida com outros apps, wearables e smartphones oferecem acesso às jornadas dos colaboradores e relatórios avançados, além de conectar aplicativos GP virtuais, EAPs e soluções de bem-estar financeiro para obter uma visão única e confiável do desempenho em vários produtos e serviços.
Conteúdos atualizados personalizados – os conteúdos têm atualização constante e são personalizados regionalmente, refletindo as diferenças culturais locais. É possível fazer aquisições de conteúdos, inserir pop-ups com rostos de famosos nas áreas de saúde e bem-estar para gerar interesse e engajamento e criar um calendário agendado e personalizado, com o suporte de notificações no aplicativo e por e-mail para apoiar o reengajamento e a eficácia contínua.
Campanhas e Ações Personalizadas – com base nos dados e objetivos individuais do colaborador é possível focar em áreas prioritárias, como melhoria do sono, saúde mental e resiliência, nutrição e pausas ativas, para ajudá-lo em cada etapa de sua jornada de saúde e bem-estar.
Desafios corporativos – promover desafios corporativos, locais ou multinacionais, é uma maneira de incentivar a equipe a competir e realizar junto, além de criar conexões fortes entre negócios e geografias. Ao registrar métricas como passos, perda de peso ou consumo de água todos os dias, os colaboradores ganham pontos que podem ser convertidos em recompensas.
Dados e insights – acesso ininterrupto a dados e insights por meio de uma série de painéis e análises que ajudam a prever tendências e levam a uma abordagem proativa e preventiva para a saúde e o bem-estar. Esses insights de dados agregados e anonimizados permitem rastrear a eficácia de suas próprias estratégias de saúde e bem-estar e comparar com outros usuários corporativos.
Branding – artigos da marca e postagens de boas-vindas podem ser adicionados e “fixados” na tela inicial, incluindo imagens e logotipos.
A importância de um bom diagnóstico dos beneficios oferecidos:
A partir dos parâmetros de Eficácia e Eficiência Corporativa e Retributiva, a solução possibilita o cruzamento de dados e a identificação de diversos cenários que vão auxiliar no direcionamento e na tomada de decisões estratégicas relacionadas à compensação de Benefícios, gerenciamento de riscos, medição de desempenho, monitoramento de ausências e parcerias de negócios de RH.
Essas análises respondem, de forma precisa, algumas perguntas essenciais e relacionadas aos principais desafios do RH nos aspectos de adesão aos Benefícios, pressão por custos e investimento em tecnologia.
- Os Benefícios agregam valor e geram impacto nos colaboradores?
- Os Benefícios atendem às necessidades?
- Os retornos são otimizados? Os custos evitados com saúde compensam o investimento em tecnologia?
No cenário atual que, de um lado, as empresas enfrentam escassez de talentos, pressão competitiva e transformação nos modelos de negócios e, de outro, os colaboradores passam por pressões de produtividade, crises com o alto custo de vida e acesso à saúde, a tecnologia pode ser uma grande aliada no direcionamento das equipes para a conscientização da saúde, o bem mais valioso para ambos.
Fonte: Mix de Marketing e Comunicação
Foto: Freepik