Assembleia Legislativa lota plenário para debater alargamento da orla de João Pessoa durante audiência pública

Assembleia Legislativa lota plenário para debater alargamento da orla de João Pessoa durante audiência pública

Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 423

Com o plenário lotado, a Assembleia Legislativa da Paraíba  realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (06), para debater a proposta de alargamento da faixa de areia das praias de João Pessoa. Durante o debate ficou definido a criação de comissões para formar um fórum com a finalidade de ampliar a discussão sobre o alargamento.

O debate foi proposto pelos deputados Cida Ramos, Luciano Cartaxo e Chió, e reuniu entidades, estudiosos do meio ambiente, representantes da Universidade Federal da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa, Câmara Municipal e da sociedade em geral.

O deputado Chió disse que a audiência é importante para trazer a sociedade para debater o meio ambiente na Capital. “Muito bom ouvir a população, porém é importantíssimo ouvir os especialistas falando sobre o processo, eles que têm estudado o nosso litoral há anos e sabem bem o que poderá acontecer”, disse Chió.

O deputado Luciano Cartaxo disse temer que a “engorda” prejudique o meio ambiente, a natureza. Já a deputada Cida Ramos afirmou que a população precisa ser ouvida. “A cidade precisa ser a cara de sua gente. A gestão pública precisa consultar a população, a sociedade civil interessada”, afirmou.

A doutora em ciências do mar, da Universidade de Santa Catarina, Marinez Scherer, ressaltou a importância de um grande investimento caso a obra de alargamento seja realmente feita. “É uma obra que modifica o ambiente, que é necessário muito dinheiro e que necessita manutenção. Existe pontos positivos e negativos e que precisam ser muito bem estudados e pensado”, disse.

Lembrando que ainda não existe um projeto para a obra, o deputado Hervázio Bezerra destacou que a discussão prévia tem sua importância até mesmo para a elaboração do mesmo, de forma que a prefeitura possa atender a todos requisitos exigidos, inclusive pelos ambientalistas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, sugeriu formar comissões técnicas e abrir convites amplos para que a sociedade possa debater. “Agradeço a Casa por trazer esse tema para ser discutido, pois é preciso a opinião da população. As mudanças climáticas já são realidade e precisamos ter atenção para o processo de erosão que ocorre, não só em João Pessoa, mas em diversas áreas de praia do estado. É um momento de ampla discussão e a prefeitura da Capital está aberta ao diálogo e aos encaminhamentos que essa Casa tenha a propor”, disse o secretário.

Também participaram da audiência o professor Saulo Vital, chefe do Departamento de Geociências da UFPB; a ambientalista Ângela Caroline, coordenadora estadual do Greenpeace; a professora Paula Frassinete, presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN); Ricardo Barros, Sub-defensor Público-Geral do Estado da Paraíba; os vereadores de João Pessoa: Carlão, Bruno Farias, Odon Bezerra, Marcos Henriques, Tarcísio Jardim, Guga, além de representantes de diversas entidades ambientalistas e técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fonte: Decom/AL-PB

Foto: Divulgação