Batalhão Ambiental, em operação conjunta com o Ibama e Instituto Chico Mendes, apreendem 359 kg de caranguejos-uçá capturados ilegalmente

Batalhão Ambiental, em operação conjunta com o Ibama e Instituto Chico Mendes, apreendem 359 kg de caranguejos-uçá capturados ilegalmente

Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 491

o Batalhão de Polícia Ambiental, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreenderam 359 Kg de Caranguejo-uçá capturados irregularmente no período do defeso.

A “Operação Vida” teve o objetivo e reprimir a pesca e comércio irregular do Caranguejo-uçá, no período do defeso, na região do litoral norte paraibano. Durante a ação, também foi apreendido uma ave silvestre e lavrado alguns procedimentos administrativos por parte do IBAMA. Vale salientar, que todos os animais apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural, conforme prevê a legislação vigente.

É importante lembrar, que na fase de defeso do caranguejo-uçá é totalmente proibida a captura, transporte, armazenamento e comercialização da espécie, uma vez que estão na temporada de reprodução, como regulamenta o artigo 34 da lei federal nº 9.605/98.

Seguem abaixo as datas dos cinco períodos de defeso de 2023:

1º PERÍODO: 22/01 a 27/01
2º PERÍODO: 21/02 a 26/02
3º PERÍODO: 22/03 a 27/03

Fonte: Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do BPAmb

Foto: Divulgação