Sensação da Copa do Catar: Marrocos faz história, Cristiano Ronaldo vai às lágrimas e França vence Inglaterra
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 501
Marrocos fez história nesse sábado (10), ao se tornar a primeira nação africana a s classificar para uma semifinal de Copa do Mundo do Catar. Para festa dos povos árabes e comunidades marroquinas espalhadas pelo mundo — e também para o choro de Cristiano Ronaldo, que se despede dos Mundiais —, a equipe comandada por Walid Regragui venceu a seleção Portugal, por 1 a 0, avançou no Mundial e agora enfrenta a França nesta quarta-feira (14), às 16 (horário de Brasília) em partida que vale vaga para a decisão.
Com boa atuação do goleiro Hugo Lloris e poder de decisão de Giroud, os franceses venceram a Inglaterra, também no sábado, no Estádio Al Bayt, por 2 a 1. Os atuais campeões seguem vivos na missão de conquistar o tricampeonato para a França, o segundo título Mundial consecutivo do país.
O dia também foi marcado pelas despedidas dos jogadores e da comissão técnica da seleção brasileira do Catar; atletas como Richarlison e Neymar se manifestaram nas redes sociais sobre a eliminação sofrida pelo Brasil diante da Croácia, na sexta-feira.
O sábado também foi de luto no Catar. O experiente jornalista americano Grant Wahl, de 48 anos, que estava na cobertura da sua oitava Copa do Mundo, morreu após passar mal enquanto acompanhava, das tribunas do Estádio Lusail, o jogo entre Holanda e Argentina. Entidades e atletas dos Estados Unidos prestaram homenagem ao jornalista.
Marrocos 1 x 0 Portugal
Marrocos voltou a fazer história ao derrotar Portugal por 1 a 0 e se tornar a primeira seleção africana a alcançar a semifinal de uma Copa do Mundo. No duelo contra o melhor ataque do Mundial, os marroquinos mostraram porque são donos da defesa menos vazada e agora, com a vitória heroica, encaram a França na quarta-feira (14) , às 16h (horário de Brasília).
O jogo colocou em campo duas seleções com expectativas diferentes. Enquanto Portugal teve Cristiano Ronaldo iniciando a partida no banco de reservas, Marrocos teve duas baixas importantes na defesa. O zagueiro Aguerd e o lateral Mazraoui viraram desfalques de última hora.
Festa marroquina
A histórica classificação por 1 a 0 sobre Portugal nesse sábado, que fez do Marrocos a primeira nação africana a avançar a uma disputa de semifinal da Copa do Mundo, foi celebrada intensamente pelas ruas do país. A grande festa, contudo, não se limitou às fronteiras marroquinas e se estendeu a regiões da África e da Ásia, principalmente as integrantes do Mundo Árabe, e também a localidades da Europa. Em Paris, porém, foram relatados confrontos dos torcedores com a polícia local.
Inglaterra 1 x 2 França
A França está classificada para a semifinal da Copa e segue sonhando com o segundo título mundial seguido. Em um jogo bastante movimentado, Olivier Giroud foi decisivo para colocar a seleção francesa na próxima fase, eliminando a Inglaterra do torneio com vitória por 2 a 1. Harry Kane perdeu um pênalti que poderia ter levado o jogo para a prorrogação.
A arbitragem do brasileiro Wilton Pereira Sampaio não passou despercebida e teve decisões relevantes – algumas contestadas – durante o duelo no Estádio Al Bayt, em Al Khor.
Fonte: Paraíba Notícia com informações de O Estadão