Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa realiza ações de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da Capital
Por Elison Silva - Em 2 anos atrás 467
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa tem realizado ações preventivas e de combate ao Aedes aegypti nos bairros da Capital rotineiramente.
Nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) inicia uma nova fase de ações com programação nos bairros do Valentina Figueiredo e Colinas do Sul.
Os arrastões de combate ao Aedes aegypti têm como o objetivo atender as áreas mais propensas a proliferação do mosquito, de acordo com os resultados do Índice de Infestação Predial e com as denúncias recebidas através do Disque Dengue. “Nossas equipes estarão fazendo a total cobertura dessas áreas, em vários bairros simultaneamente também. As equipes chegarão ao bairro e ali ficarão até percorrerem ele totalmente”, explica Pollyana Dantas, Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa.
Durante as ações, as equipes da GVAZ, compostas por cerca de 30 agentes de combate a endemias, percorrerão os bairros realizando inspeções em terrenos e imóveis e, sempre que necessário, aplicando larvicida para eliminação de focos. Os agentes também estarão realizando orientações com a população para evitar criadouros e barrar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
LIRAa – O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é um estudo desenvolvido por meio de amostragem e tem com objetivo avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros da capital. O resultado do último levantamento realizado este ano indicou que João Pessoa apresenta baixo risco com o Índice de Infestação Predial (IPP), marcando 0,8%.
Disque Dengue – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença. Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número (83) 3214-7924 e/ou 3214-3459, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Confira a programação dos arrastões:
28/07 – Valentina e Colinas do Sul II
01/08 – Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube e Comunidade do Taipa
04/08 – José Américo
15/08 – Oitizeiro
19/08 – Mangabeira