Em defesa do consumidor, Procon-JP autua sete postos em fiscalização sobre redução no preço dos combustíveis nas bombas

Em defesa do consumidor, Procon-JP autua sete postos em fiscalização sobre redução no preço dos combustíveis nas bombas

Por Elison Silva - Em 2 anos atrás 855

Sete postos de revenda de combustíveis em João Pessoa foram autuados e cinco notificados durante fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, nesta segunda-feira (4). O Procon-JP está inspecionando se a redução nos preços do diesel e da gasolina está chegando ao bolso do consumidor.

O valor da gasolina nas bombas deve diminuir cerca de R$ 0,94, de acordo com o Decreto Estadual publicado no dia 1º de julho e que obedece à Lei Federal sancionada no último dia 23 de junho que prevê queda do ICMS nos preços desses produtos entre 17% e 18% nos Estados.

A fiscalização do Procon-JP está autuando os postos com base nos preços encontrados nas últimas pesquisas da Secretaria, que divulga novo levantamento de preços dos combustíveis nesta terça-feira, 5 de julho, para melhorar monitoramento do mercado.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, revelou que as notificações se referem à entrega das últimas notas fiscais de compra e revenda dos produtos. “Já podemos ver que a fiscalização está alcançando seu objetivo. Segundo relato dos fiscais, alguns postos notificados pela manhã reduziram os preços da gasolina poucas horas depois”, afirmou.

Rougger Guerra salienta que a fiscalização do Procon-JP aos postos prosseguirá até que todos os postos sejam vistoriados e que a redução nos preços dos combustíveis seja detectada nas bombas. “Os fiscais vão percorrer todos os postos da Capital que estiverem funcionando e comercializando algum tipo de combustível”, destacou.

Denúncias – O titular do Procon-JP informa que os postos autuados podem ser penalizados com multas e suspensão temporária dos serviços, mas têm o prazo legal de 10 dias para a defesa. Ele alerta para o consumidor ficar atento e denunciar qualquer irregularidade através do 0800-083-2015 ou do WhatsApp (83) 98665-0179. Há ainda o instagram @procon_jp ou na sede da secretaria, localizada na Avenida Pedro I, 473, Tambiá.