Sem agendamento, Prefeitura de João Pessoa amplia campanha de vacinação contra Influenza para todos os públicos a partir desta terça-feira
Por Elison Silva - Em 3 anos atrás 513
Seguindo orientações do Ministério da Saúde , a partir desta segunda-feira (27), a prefeitura de João Pessoa anunciou ontem a ampliação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para todos os públicos, a partir desta terça-feira (28).
Além das quatro policlínicas municipais que funcionam das 7h às 17h, a Prefeitura de João Pessoa está atendendo à população, também, no Centro de Imunização Municipal, na Torre, das 8h às 16h, e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 11h e das 12h às 16h.
Quem chegar para receber a vacina precisa apenas apresentar o cartão de vacinação ou documento com foto. Raquel Moraes, diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa explica que é importante que as pessoas busquem um posto de saúde e atualizem o cartão de vacina, sejam com as doses de campanha, como com as doses do calendário de rotina.
“Estamos com uma grande variação no clima, com diferentes temperaturas e níveis de umidade, e que nesta época do ano facilitam o desenvolvimento de algumas doenças e mais facilmente a propagação de vírus. Portanto, orientamos que as pessoas busquem um serviço de saúde e garantam a vacinação. Principalmente as de campanhas, que previnem contra a gripe e covid-19”, destacou a diretora. Ainda, segundo a diretora, a vacina está sendo ofertada enquanto houver doses disponíveis em toda rede municipal.
Covid-19 e Influenza – A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Essa é uma nova orientação. Em 2021, com a novidade das fórmulas contra Covid-19, era preciso aguardar 14 dias. Mas há segurança e eficácia na aplicação conjunta.
“Já no caso de crianças, entre 5 e 11 anos, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem”, completou Raquel Moraes. Aquelas crianças que não receberam nenhuma vacina devem receber primeiro contra a Covid-19, e após 15 dias, receber as vacinas que fazem parte do calendário de rotina. No caso da Influenza, a vacina está disponível para crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal deve ser evitada por quem tem alergia grave ao ovo de galinha e adiada a administração da dose para quem apresenta quadro febril agudo.
Locais para vacinação:
– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre;
Horário: De 8h às 16h
– Unidades de Saúde da Família (USF);
Horário: De 7h às 11 e de 8 às 16h
– Policlínicas Municipais de Saúde;
Horário: De 8h às 16h
De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação. Horário de funcionamento de cada serviço.