Lula presta depoimento como réu em processo que apura suposta propina da Odebrecht ao petista a partir de contratos da Petrobras
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 772
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou, pela segunda vez, um depoimento ao juiz , em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (13), na ação penal em que é acusado de receber propina da Odebrecht.
O empresário Marcelo Odebrecht diz ter usado a conta de propina que a empresa mantinha com o PT para adquirir um imóvel destinado a abrigar a sede do Instituto Lula. Além disso, teria repassado valor para pagar uma cobertura vizinha à do ex-presidente.
O ex-presidente voltou a negar todas acusações contra ele, e ainda se recusou a responder alguns questionamentos. Confira os principais trechos:
“Ele (Palocci) espertamente disse ‘não é que sou santo’ e pau no Lula. ‘Não é que eu sou santo’ é um jeito de você conquistar veracidade na sua frase. Eu fiquei com pena disso.”
> “Vi o Palocci mentir aqui essa semana. Ninguém no meu governo, muito menos na minha casa, discutia comigo qualquer coisa de Instituto.”> “Eu não tratava dos meus assuntos caseiros. Inclusive quem fazia o acerto, juntava papelada para declarações de imposto de renda era minha querida esposa.”
> “Eu não sei o que encontraram na minha casa, doutor.”
> “Muita gente achou que ia chegar aqui com raiva do Palocci. Eu achei que o Palocci está preso há mais de um ano, ele tem o direito de querer ser livre, de ficar com um pouco do dinheiro que ele ganhou fazendo palestras.”
> O ex-presidente foi advertido pelo juiz Sergio Moro para não usar o tratamento de “querida” enquanto respondia às indagações da procuradora Isabel Groba Vieira, que acompanhava o interrogatório.
Redação e Jornal O Globo