Terremoto atinge costa sul do México e deixa pelo menos cinco mortos
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1018
Pelo menos cinco pessoas morreram, no fim da noite desta quinta-feira (07), no México, depois que um terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do país. As vítimas são dos estados de Chiapas e Tabasco. O epicentro do sismo foi a 119 km de Três Picos, que faz fronteira com a Guatemala, a uma profundidade de 33 km.O abalo foi sentindo também em outras regiões da América Central.
Por conta do terremoto, confirmado pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta de possíveis ondas de até quatro metros de altura nos países do México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.
A agência de proteção civil do México informou que o tremor foi o mais forte a atingir o país desde o terremoto de 1985, quando milhares de pessoas morreram. O sismo desta quinta-feira, deixou ao menos três mortos na cidade de San Cristóbal, no estado de Chiapas. De acordo com o governador Manuel Velasco, as vítimas estavam numa mesma casa e foram soterradas. Já em Tabasco, os mortos seriam menores de idade.
Após o terremoto principal, houve outras doze réplicas na mesma região. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, alertou a população para o risco de réplicas mais fortes: “Precisamos estar mais atentos, pois a réplica pode superar magnitude 7”.
Redação e Jornal O Globo