Brasileiros relatam dificuldades para fugir do furacão Irma nos EUA

Brasileiros relatam dificuldades para fugir do furacão Irma nos EUA

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1060

Muitos brasileiros estão relatando dificuldades para sair de Miami e fugir do Furacão Irma. O cancelamento de voos para o Brasil e de cruzeiros para o Caribe, combinados com o fechamento de diversos hotéis da cidade, tornam mais difícil escapar do sul da Flórida. E alguns reclamam da falta de apoio do consulado brasileiro na região.

— Meu cruzeiro foi cancelado e a Avianca não tem mais voos para o Brasil. liguei para o consulado, que não consegue dar informações sobre abrigos, nada, apenas nos dizem para procurar as autoridades locais — afirmou a enfermeira Suelen Goulart, que chegou a Miami na segunda-feira. — Senti uma falta de orientação, tem muita gente no aeroporto sem saber para onde ir, os hotéis abertos estão lotados, não há mais voos e nem ônibus.

Sem ter onde ir, muitos brasileiros estão utilizando os aeroportos da região como abrigo. Diversas pessoas de muitas nacionalidades tiveram que dormir no local por causa de voos cancelados. Outros aceitaram grandes mudanças, como escala no Canadá para ir à Califórnia.

Procurado, o consulado do que está dando toda a assistência possível e que cabe às autoridades da Flórida indicar abrigos e rotas de fuga: isso varia de acordo com cada local da cidade e do hotel, que tem planos emergenciais específicos. O consulado informou ainda que aumentou de um para cinco o número de telefones de emergência para atender aos brasileiros e que está com um plano pronto para o dia em que o Irma chegará a Miami e para os dias seguintes, onde pode ocorrer muitas enchentes.

Redação e O Globo