Em visita à Câmara de Cabedelo, Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen de Souza, discute implementação da educação marítima
Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 475
O Presidente da Câmara Municipal de Cabedelo recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita do Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen de Souza Maciel. A visita teve o intuito de apresentar a sugestão de texto de lei aos vereadores para implementação da educação marítima e cultura oceânica na grade curricular das escolas municipais.
O encontro contou com a presença do Vice-Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), Matheus Ribeiro, e do Secretário de Meio Ambiente do Município, Francisco Urtiga. Representando a casa legislativa, estavam presentes o Presidente da Câmara, Vereador André Coutinho (DEM) e os vereadores Edson da Ótica (DEM), Ivânio da Miramar (PRB), Márcio Silva (PSL), Wagner do Solanense (DEM) e Edvaldo Neto (PRB).
Durante a visita, o Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen Maciel, explicou o objetivo da sugestão e a importância da iniciativa para conscientização e formação de jovens, ressaltando também o papel de Cabedelo nesse contexto. “Cabedelo tem um porto, então essa mentalidade marítima aqui tem que ser fomentada. A ideia é incutir na escola uma matéria para incentivar a cultura oceânica, para que eles colham esses frutos no futuro. Por meio disso, nós teremos cidadãos mais bem preparados, e que cuidam dos nossos mares”, ressaltou.
O projeto traz a inserção de conhecimentos sobre os oceanos e preservação da vida marinha no âmbito escolar. Por meio da implementação na grade curricular do município, também poderão ser realizadas palestras nas escolas sobre a temática, visitas a navios, e explicações sobre a Amazônia Azul para os jovens estudantes.
O Capitão Erijansen Maciel ressaltou que a ação, a longo prazo, pode trazer benefícios para toda comunidade e geração de riquezas por meio da boa utilização dos oceanos, criando uma rede de apoio. “Infelizmente, a nossa cultura marítima e a utilização dos nossos mares para trazer riquezas foi deixada de lado, mas hoje estamos retomando tudo isso. Através da educação, podemos gerar resultados prósperos”, disse.
O Presidente da Casa, vereador André Coutinho, destacou que essa é uma pauta importante e recebeu com gratidão a solicitação. Ressaltando ainda a importância da cultura oceânica para nossa cidade. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de implementar este projeto. Cabedelo é uma cidade portuária e que precisa também dessa conscientização. Iremos abraçar essa causa. Realmente, chegou a hora de Cabedelo ser destaque nesse quesito”, afirmou.
Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Comunicação