TCE reprova contas do Empreender/PB na gestão de Amanda Rodrigues

TCE reprova contas do Empreender/PB na gestão de Amanda Rodrigues

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 500

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (04),  emitiu pareceres pela aprovação das contas de 2019 das prefeituras de Capim, Serra da Raiz, Gurjão, Fagundes, Caiçara e Mari (por maioria), bem como as de Pedras de Fogo de 2015.

Foram julgadas regulares as contas da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, relativas a 2016, sob a relatoria do conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo.

No mesmo processo e com ressalvas foram aprovadas as contas do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo na Paraíba – Empreender-PB, sob a responsabilidade do Sr.Tibério Limeira Santos.

Irregular – O colegiado reprovou as contas do Fundo Empreender/PB, no período em que esteve à frente a gestora Amanda Araújo Rodrigues, face às irregularidades apontadas pela auditoria, reiteradas em parecer ministerial, entre as quais, o elevado número de inadimplência em relação aos empréstimos concedidos, falta de transparência e de controle da efetividade na aplicação dos recursos. Cabe recurso.

Amanda Araújo Rodrigues foi também secretária de Finanças do Governo do Estado na gestão de Ricardo Coutinho, seu atual esposo.

Amanda Araújo Rodrigues – Natural do município paraibano de João Pessoa, Amanda Rodrigues é graduada em Contabilidade pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e possui MBA em Gestão, Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem formação em Coach pelo instituto Arline Davis, Formação em Liderança Lateral e Formação em Programação Neurolinguista. Empresária desde 2001. Foi Secretaria Executiva de Empreendedorismo e da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba.