Neste domingo, Brasil recebe novo lote com 936 mil doses de vacinas da Pfizer

Neste domingo, Brasil recebe novo lote com 936 mil doses de vacinas da Pfizer

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 480

O Ministério da Saúde recebeu, neste domingo (27), mais um lote de vacinas Covid-19 fabricadas pela Pfizer. A remessa desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). No total, são 936 mil doses, que vão reforçar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) no enfrentamento à pandemia.

Com a entrega deste domingo, o laboratório atinge a marca de 2,4 milhões de imunizantes fornecidos ao Brasil em menos de uma semana. Na terça-feira (23), foram 529 mil doses entregues ao Ministério da Saúde. Outras 936 mil chegaram na quinta (25).

Até a atualização mais recente, o Ministério da Saúde já havia distribuído mais de 10,6 milhões de unidades da Pfizer para estados e Distrito Federal. A previsão é de que o novo lote siga para as unidades da federação nos próximos dias.

As doses fazem parte do contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até setembro. Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer apenas em 2021.

Pátria vacinada

A estratégia de distribuição das vacinas entregues ao Ministério da Saúde é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 129,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 dos laboratórios contratados.

Mais de 96,7 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que 44% da população-alvo de cerca de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina. São mais de 71 milhões de brasileiros com essa etapa do ciclo vacinal já concluída.

A vacinação é prioridade número um do Ministério da Saúde para superar a pandemia da Covid-19. Entre os brasileiros que tomaram a primeira dose, 25,6 milhões também receberam a segunda dose dos imunizantes.

Fonte: Paraíba Notícia e Ministério da Saúde