Governo Federal leiloa depósito de Potássio em Olinda no Pernambuco e Alhandra na Paraíba

Governo Federal leiloa depósito de Potássio em Olinda no Pernambuco e Alhandra na Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 766

O Governo Federal licitou, ontem, na modalidade leilão, o depósito mineral do projeto Fosfato – Miriri do Serviço Geológico do Brasil para a empresa BF Mineração LTDA.

A região do Projeto Miriri está inserida na Bacia do Paraíba, mais especificamente nas sub-bacias Olinda, em Pernambuco e Alhandra, aqui na Paraíba, e está predominantemente encoberta por sedimentos cenozóicos do Grupo Barreiras e depósitos pós-Barreiras.

A exploração do projeto miriri pelo ganhador do leilão vai representar investimentos na ordem de R$ 190 milhões de reais e a expectativa de geração de 2.000 empregos.

O projeto Miriri foi objeto de estudos do Serviço Geológico do Brasil na década de 1970 e, após a reavaliação dos dados gerados nessa época, foi realizada a valoração econômica do ativo por consultoria independente.

Miriri- o depósito de fosfato de Miriri está localizado na região costeira dos estados de Pernambuco e Paraíba, correspondendo a sete processos minerários divididos em dois blocos, totalizando 6.112,18 hectares com 115 milhões de toneladas de minério de fosfato e teor médio de 4,19% de P2O5.

A região do Projeto Miriri está inserida na Bacia do Paraíba, mais especificamente nas sub-bacias Olinda e Alhandra, e está predominantemente encoberta por sedimentos cenozóicos do Grupo Barreiras e depósitos pós-Barreiras. A mineralização ocorre nas fácies fosfáticas da Formulação Itamaracá e ocorre em três tipos de minérios: fosforitos, rochas fosfáticas silicáticas e rochas fosfáticas carbonáticas.

Nesta quinta-feira também foi ofertado o depósito de Cobre de Bom Jardim (GO), contudo não foram apresentadas propostas. Segundo a comissão de licitação, a concorrência poderá se repetir junto ao leilão do depósito de Rio Capim/ Caulim, previsto para novembro deste ano.