Secitec apresenta projeto para reduzir consumo de energia elétrica em prédios do Município de João Pessoa

Secitec apresenta projeto para reduzir consumo de energia elétrica em prédios do Município de João Pessoa

Por Elison Silva - Em 4 anos atrás 487

A Prefeitura de João Pessoa iniciou uma série de testes de uma tecnologia que deve reduzir o consumo de energia elétrica em prédios municipais. Trata-se de um sensor que identifica equipamentos ligados fora de uso, forçando seu desligamento. A iniciativa foca na redução dos gastos públicos e na economia de energia, preservando o meio ambiente.

A ampliação do projeto foi discutida no final da tarde desta terça-feira (08) durante encontro do prefeito Cícero Lucena com a equipe da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec).

  • “É muito bom quando você busca encontrar soluções e consegue implantar algo que beneficie a população. Estamos discutindo estratégias para tornar mais eficiente o aproveitamento energético dos prédios do município. Queremos ter um maior controle do consumo de aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Este compromisso de economizar energia, um recurso caro e cuja produção, muitas vezes, agride o meio ambiente, é a prova da nossa responsabilidade e olhar para o futuro”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

A estratégia foi pensada na Secretaria de Ciência e Tecnologia e consiste em sensores, dotados de inteligência artificial, que fazem com que equipamentos sejam desligados automaticamente quando os servidores não estiverem presentes.

A secretária Margareth Diniz explicou que um piloto aplicado na Secitec resultou em uma economia de 27% na conta de energia. “Esta é uma ação inteligente que queremos replicar nas demais áreas da gestão”, explicou a gestora. De acordo com ela, haverá um teste imediato em uma escola e uma unidade de saúde da rede municipal.

Lixo eletrônico – Outra iniciativa em fase de desenvolvimento é a disponibilização de pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico. Para isso, a Secitec vai comprar 35 contêineres especializados no armazenamento deste tipo de resíduo, que serão espalhados por toda a cidade.