IMUNIZAÇÃO: Vacina de Oxford reduz transmissão e tem 76% de eficácia após 22º dia

IMUNIZAÇÃO: Vacina de Oxford reduz transmissão e tem 76% de eficácia após 22º dia

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 1040

Um estudo publicado na revista The Lancet mostra que a vacina de Oxford/AstraZeneca reduz em 67% a transmissão do novo coronavírus e tem 76% de eficácia entre o 22º e o 90º dia após a aplicação da primeira dose.

Com isso, a imunidade não seria menor nesse intervalo entre as doses, como muitos temiam. Após a segunda dose da vacina, a eficácia é de 82,4%, mantendo-se o intervalo de três meses entre as aplicações.

Os resultados dos testes da Universidade de Oxford foram publicados em um relatório no The Lancet, mas que ainda não foi revisado por pares.

Esse novo resultado é melhor do que o encontrado anteriormente, que mostrava uma eficácia de 54,9%, com a segunda dose sendo aplicada após um mês e meio.

Sobre as transmissões, os testes de PCR analisados mostra que houve uma redução de 67% no número de pessoas assintomáticas que poderiam transmitir o vírus. Reduzir a transmissão é essencial para que haja qualquer chance de imunidade coletiva contra o vírus que causa a covid-19.

A vacina de Oxford/AstraZeneca é uma das que está sendo aplicada no Brasil para imunizar os grupos prioritários contra a covid-19, ao lado da CoronaVac, do laboratório Sinovac, que tem eficácia de 50.38% após a segunda dose que é aplicada com 28 dias após a 1ª.