Aprovado pela Assembleia Legislativa projeto da deputada Camila Toscano que cria Cadastro Estadual de Gerenciamento de Vagas para mulheres vítimas de violência

Aprovado pela Assembleia Legislativa projeto da deputada Camila Toscano que cria Cadastro Estadual de Gerenciamento de Vagas para mulheres vítimas de violência

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 559

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na sessão desta quarta-feira (10),  projeto de Lei 682/19, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui o Cadastro Estadual de Gerenciamento de Vagas para mulheres em situação de violência,  em casas abrigo municipais ou estaduais, casas de passagem, centros de acolhida e quaisquer outros serviços de acolhimento institucional para esse público.

“Apesar da pertinente edição de leis que primam pela proteção à integridade física, moral e psicológica da mulher, a exemplo da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio, sabe-se que os crimes de maus-tratos às mulheres têm crescido exponencialmente em nosso país. Por isso, formulamos esse processo com o objetivo de garantir que as mulheres em situação de risco possam estar em plena segurança”, destacou a deputada.

Ao defender o seu projeto de Lei a deputada Camila Toscano argumenta que o cadastro de Gerenciamento de Vagas deverá garantir o sigilo das informações das mulheres e seus filhos atendidos, de modo a resguardar a sua segurança. Ela explica que esse gerenciamento das vagas deverá se dar diretamente em contato com os municípios ou via consórcios intermunicipais já existentes ou que possam ser criados.

Dados – O número de casos de violência doméstica com lesão corporal dolosa aumentou 20% em 2019, na Paraíba, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Imprensa