Frente Nacional de Habitação Popular avança com projetos para garantir moradias dignas ao povo paraibano
Em 4 anos atrás 560
A Frente Brasileira de Habitação Popular (FBHP) avança em projetos voltados a garantir moradias dignas ao povo paraibano, atendendo famílias de baixa renda que não possuem moradias ou que vivem em situação precária, segundo informa a assistente social Amanda Virgínia Albuquerque, que atua na Frente há dez anos. “Neste ano, a perspectiva é construir casas em várias regiões do Estado”, informa.
De acordo com Amanda Virgínia foi iniciado, na Paraíba, o credenciamento para autorização de 300 casas junto ao INCRA-PB, por meio da Fundação Paraibana Miguel Batista. ‘O Presidente nacional da Frente, Pablo Said, tem dialogado com o superintendente do INCRA, em Brasília, para que possamos ter um grande sucesso nas novas contratações”, observa a assistente social.
Amanda ressalta que o déficit habitacional no Brasil ainda é muito elevado, sendo necessária diversas intervenções para que se possa garantir que todo brasileiro tenha direito a ter uma casa, um teto, um lar para morar e se desenvolver. “
Aqui, na Paraíba, o trabalho é atuar juntos aos povos tradicionais, quilombolas, indígenas, ciganos e agricultores familiares, conforme esclarece Amanda. Ela adianta que a frente Nacional de Habitação vem dialogando com o Incra-PB e com o Ministério do Desenvolvimento Regional-MDR, como forma de avançar em projetos habitacionais.
“A nossa atuação com os ciganos de Sousa tem dado grande frutos, com a Associação Otavio Mesquita. Em Soledade, o trabalho é com a Colônia de Pescadores Z-27, onde se aguarda a contratação de 50 unidades habitacionais”, comenta.
Amanda informa, também que em Alagoa Grande, na Associação dos Moradores de Nova Aliança, tem 45 casas que aguarda contratação para o público quilombola. Em Mari, é esperado a contratação de 100 casas pela Colônia de Pescadores Z-72, e Aquicultores.
“Eu sou assistente social, trabalho há 10 anos com o terceiro setor na elaboração de projetos Habitacionais pela Paraíba. Durante esse tempo entregamos mais de 2 mil casas populares em toda o Estado”, declara.
Capital
Neste ano, o nosso trabalho se concentrará no municio de João Pessoa, atendendo pescadores e aquicultores da Capital. Já estamos dialogando com a Federação de Pescadores da Paraíba. Acreditamos que vem muito trabalho por aí”, comenta.
Frente
A Frente Brasileira de Habitação Popular (FBHP) é uma organização social sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e desenvolver uma agenda nacional pautada no fortalecimento das políticas públicas em habitação social.