Paraíba deve receber mais 92 mil doses da vacina CoronaVac na próxima semana. Veja quem poderá ser vacinado

Paraíba deve receber mais 92 mil doses da vacina CoronaVac na próxima semana. Veja quem poderá ser vacinado

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 592

O secretário de Saúde do Estado, médico Geraldo Medeiros divulgou nesta segunda-feira (15), via WhatsApp que a Paraíba vai receber no início da próxima semana mais 92 mil e 100 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo instituto Butantan, em São Paulo.

Ainda de acordo com o secretário Geraldo Medeiros, com a nova remessa de vacinas, a prioridade será vacinar os paraibanos com idade entre 80 e 89 anos, independente de comorbidade ou não.

A vacinação contra covid-19 foi iniciada aos 18 de janeiro de 2021, com doses que somaram um quantitativo de 114.880 doses, recebidas a partir da Sinovac em parceria com o Butantan. Posteriormente, a Paraíba recebeu 36.000 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz; seguidas de mais 16.600 doses da vacina Sinovac/Butantan; e, nesta Nota, traz-se novo quantitativo de doses da vacina Sinovac/Butantan a ser distribuído aos 223 municípios totalizando mais 56.200 doses. Totalizando 223.680 doses até o momento, referente à dose 1 e dose 2 nas remessas do Burantan, FioCruz referente apenas a dose 1.

Os riscos de agravamento e óbito pela covid-19 e de vulnerabilidade social orientam a definição dos grupos prioritários delineados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), que tem como objetivo promover a redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais.

Diante dos dados epidemiológicos avaliado em todo território nacional foi observado o sobre risco para óbito por covid-19, relacionado à faixas etárias mais avançadas, que chegam à 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre idosos com 90 anos ou mais. Assim, nessa pauta, a distribuição de vacinas, foi priorizada às pessoas com 90 anos ou mais (100%) em paralelo à continuidade da vacinação dos trabalhadores de saúde, com um percentual de atendimento de 6,35%, totalizando 67,35% desse público.

De acordo com as informações do Programa Nacional de Imunizações – PNI a população idosa consta estratificada no PNO para as faixas etárias entre 60 e 64; 65 e 69; 70 e 74; 75 e 79; e 80 anos ou mais, para as quais foram definidas as estimativas. Assim, não há uma estimativa oficial para a população de idosos acima de 90 anos de idade. Os dados para essa população, constam agregados na faixa etária de 80 anos ou mais.

Neste sentido, para se estimar esta população, objeto de pauta desse novo cronograma de distribuição, foi realizada uma projeção linear a partir da pirâmide etária e da tendência observada de queda nas faixas etárias anteriores.

A Campanha em andamento incorporou até o momento os seguintes grupos prioritários:
– Trabalhadores de Saúde – distribuído 68,40% de doses para público alvo;
– Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência institucionalizadas – distribuído 100% de doses para público alvo;
– Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências Inclusivas
institucionalizadas – distribuído 100% de doses para público alvo;
– Povos indígenas vivendo em terras indígenas homologadas – distribuído 100% de doses para público
alvo;
– Idosos acima de 80 anos acamados (parcial) – distribuído 11,40% de doses para público alvo;
– Idosos acima de 90 anos – distribuído 100% de doses para público alvo;