CULTURA AFRO: Vivo lança Fábulas da Conexão no mês da Consciência Negra
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 815
A Vivo promove neste mês de novembro – da Consciência Negra – ações e debates para discutir a representatividade negra e da cultura afro no país. Como marca tecnológica e comprometida com a diversidade, a empresa lançará no dia 6 de novembro o projeto “Fábulas da Conexão”, com quatro curtas-metragens que irão mostrar histórias que unem a tecnologia com elementos inspirados no realismo fantástico e narrativas brasileiras. Todos os episódios foram produzidos com a curadoria de Andreza Delgado, uma das criadoras da PerifaCon, e trazem jovens roteiristas, ilustradores e animadores, de diferentes lugares do Brasil, para dar vida aos textos. O projeto dá continuidade as ações de diversidade realizadas pela marca ao longo do ano.
“A Vivo é uma marca diversa, inclusiva e que promove conexões genuínas. Escolhemos fazer um projeto nessa magnitude, pois acreditamos que podemos ajudar a criar novos capítulos na história ligados a questão racial. Escolhemos fazer isso usando a linguagem do afrofuturismo por se aproximar do nosso propósito ‘Digitalizar para Aproximar’”, explica Marina Daineze, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.
O projeto “Fábulas da Conexão” terá quatro curtas-metragens que abordam temas como afrofuturismo, ancestralidade e o brincar sob o olhar periférico, sempre numa perspectiva tecnológica. Além da curadoria de Andreza Delgado, os jovens roteiristas que integram o projeto contaram com a mentoria de Renata Martins e Diego Paulino, nomes expoentes no cinema nacional. As narrações dos episódios serão feitas por grandes vozes: Luedji Luna, Lia de Itamaracá, Linn da Quebrada e Russo Passapusso.
“Nesse projeto resolvemos apostar em talentos negros e da periferia, para que possamos contribuir para ampliar o espaço de fala e de atuação no mercado, além de mostrar a qualidade do conteúdo produzido por eles”, explica Marina.
Os filmes serão lançados em uma pré-estreia com uma cabine virtual nos moldes de grandes produções. Além disso, os curtas vão ser publicados semanalmente nos canais digitais da marca. Com a hashtag #FuturoVivo, a marca vai reunir todas as suas ações em seus canais digitais no mês da Consciência Negra para ampliar as discussões do tema nesse período.
O projeto “Fábulas da Conexão” faz parte das iniciativas do Vivo On, área de produção de conteúdo da Vivo que cria e executa a estratégia de conteúdo digital da marca e que coloca os consumidores no centro da criação. O Vivo On, formado pelos times da Vivo, pelas agências VMLY&R e Soko, e pela produtora Coração da Selva, tem como premissa dar espaço a ideias inovadoras e construir conteúdos envolventes, focados no entendimento das necessidades e anseios do usuário.
Influenciadores negros assumem perfil da Vivo
Dentro do objetivo de ampliar o espaço para abordar os temas ligados a cultura negra, a Vivo convidou quatro influenciadores negros para fazer “takeovers” no perfil da marca no Twitter durante o mês de novembro. Para participar da ação, a Vivo convidou Gabi Oliveira (@gabidepretas), Ale Santos (savagefiction), Laressa Teixeira (@laressa) e Jeferson Delgado (@jefdelgado). A cada semana, no mesmo dia do lançamento de um novo episódio do “Fábulas da Conexão”, um dos influencers convidados assume o espaço para falar sobre suas referências nos vídeos e as suas impressões, além de interagir com pessoas que se engajarem com a ação. O objetivo é que eles amplifiquem o debate sobre pautas da comunidade negra usando o espaço da marca e que possam tratar com propriedade os temas ligados as histórias que a Vivo está apresentando no projeto.
Iniciativas com colaboradores
Além de promover a discussão racial com o mercado e com seus clientes, a Vivo está com diversas ações programadas para o mês da Consciência Negra com seus colaboradores. A primeira ação será fazer uma pré-estreia dos curtas do “Fábulas da Conexão” com o público interno, nos mesmos moldes da ação externa. Ainda com o objetivo de aumentar o conhecimento dos colaboradores sobre o tema, a empresa contará com a participação de Monique Evelle, jornalista e criadora do Desabafo Social, para falar em uma live via Workplace sobre letramento racial.
Além disso, a empresa fará uma retrospectiva das ações do grupo de afinidade Vivo Afro, que incluem a conclusão de iniciativas de desenvolvimento e aceleração de carreira focadas em talentos negros. O grupo de afinidade faz parte do Programa Vivo Diversidade. Lançado em 2018, o programa pautado nos pilares de Gênero, LGBTI+, Raça e Pessoas com Deficiência, foi criado para assegurar uma cultura mais inclusiva, diversa e representativa.
A empresa acredita ainda na importância de ações afirmativas que gerem equidade de oportunidades e, recentemente, lançou seu programa de trainee edição 2021, que destina no mínimo 30% de suas vagas ao público negro.
Fonte: Paraíba Notícia e Analista Sênior Comunicação Externa