Botafogo-PB perde para o Treze e pode entrar na zona de rebaixamento no meio de semana
Por Elison Silva - Em 4 anos atrás 744
Na tarde deste sábado (03), Treze e Botafogo-PB disputaram um Clássico Tradição de olho na luta contra o rebaixamento. A partida, realizada no estádio Amigão, em Campina Grande, foi válida pela nona rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. E, assim como no estadual, em casa, o Galo levou a melhor e venceu por 2 a 0, com gols de Ítalo e contra do atacante Ramon, do time da capital.
Os dois treinadores optaram por mudanças significativas em sua equipe. Márcio Fernandes colocou Gustavo na lateral-esquerda e deixou Tales, que é da posição, no banco de reservas, e Ítalo ficou na direita. Na frente, Cláudio Murici estrou como titular formando o trio ofensivo com Gilvan e Douglas Lima. No Belo, Zimmermann mudou bastante o meio-campo, promovendo Everton Heleno e Léo Moura à equipe titular. Na zaga Donato ganhou a vaga de Luís Gustavo e Douglas Rosa formou dupla de ataque com Ramon.
O Galo da Borborema começou pressionando o time pessoense e conseguiu quatro escanteios na sequência logo no início do jogo.
E após cobrança de falta da direita, aos 10 minutos, Douglas Lima mandou na cabeça de Nilson Júnior, que só escorou para Ítalo, que apareceu livre na pequena área para testar e estufar as redes de Samuel Pires, abrindo o placar para o Treze no Amigão.
No minuto seguinte o Belo tentou responder com Ramon, que aproveitou sobra do cruzamento para, da entrada da área, encher o pé esquerdo. A bola tinha endereço certo, mas o desvio na zaga fez com que ela fosse pela linha de fundo.
Aos 24, o Botafogo-PB teve sua primeira oportunidade com seu camisa 88. Cobrando falta da entrada da área, Léo Moura mirou o ângulo esquerdo de Andrey, mas mandou a pelota por cima da meta.
Explorando a velocidade dos pontas, o Treze avançou na esquerda com Douglas Lima, que invadiu a área depois de passar por Marcos Martins e bateu cruzado, com perigo. Samuel Pires espalmou para o meio, mas a defesa botafoguense chegou antes do ataque alvinegro.
Melhor no jogo, aos 33, após cobrança de escanteio, Ramon, livre na jogada, tentou tirar com o peito e mandou contra o próprio patrimônio, anotando o segundo gol do Galo no jogo.
Segundo tempo
Mais ofensivo após o intervalo para tentar amenizar seu prejuízo, o Botafogo-PB quase marcou aos 5 munutos, com Christianno, que chutou com muita força da entrada da área, e a bola passou tirando tinta da meta trezeana.
O Belo seguia tentando ocupar o campo do Treze e quase sempre atacava com Christianno, pela esquerda, que era a melhor opção para a criação das jogadas.
Com a vantagem, o Galo era organizado na defesa e, na impossibilidade de se armar para o contra-ataque, trabalhava para neutralizar os espaços, e conseguia evitar que o adversário levasse qualquer tipo de perigo para Andrey.
Em uma cobrança de falta, aos 29 minutos, o time da capital assustou em cobrança de falta de Higor Leite. Da intermediária, ele cobrou no canto direito do goleiro trezeano, que foi buscar a bola. No rebote, Marcos Martins mandou de volta para a área, mas a defesa afastou.
A melhor chance do Belo no jogo veio aos 36 minutos. Marcos Martins foi lançado na direita, invadiu a área e cruzou para a pequena área. A bola cruzou quase toda risca do gol, e Diego Rosa nem Mário Sérgio conseguiram chegar para empurrar para dentro da meta.
A vitória por 2 a 0 é a primeira do Treze nesta Série C. Com um jogo a menos, o Galo chega aos 7 pontos e fica apenas um ponto atrás do próprio Belo. Na quinta (08), o alvinegro de Campina Grande recebe o Imperatriz e, em caso de novo triunfo, deixa o rival na zona de rebaixamento. O Botafogo-PB segue com 8 pontos, na oitava posição, uma acima do adversário de hoje, e enfrenta o Ferroviário-CE, no sábado (10), em João Pessoa.
Ficha Técnica
Treze 2 x 0 Botafogo-PB
Campeonato Brasileiro da Série C 2020
Grupo A – 9ª rodada
Estádio: Amigão (Campina Grande)
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo; Anderson José de Moraes Coelho e Vitor Carmona Metestaine, todos de São Paulo.
Gols: Ítalo, Ramon (contra) (T)
Cartões amarelos: Douglas Lima (T); Diego Rosa (B)
Treze: Andrey, Ítalo, Alisson Cassiano, Nilson Júnior, Gustavo; Robson, Vinícius Barba, Bruno Mota (Ermínio); Douglas Lima (Maycon Paixão), Cláudio Murici (Douglas Packer) e Gilvan (Breno Calixto). Técnico: Márcio Fernandes.
Botafogo-PB: Samuel Pires, Marcos Martins, Donato, Marcelo Xavier (Luís Gustavo); Christianno; Everton Heleno (Erivélton), Vitinho, Juninho, Léo Moura (Higor Leite); Diego Rosa e Ramon (Mário Sérgio). Técnico: Rogério Zimmermann.
Fonte: Voz da Torcida