Andrea Azevêdo e Sérgio Taldo realizam live para discutir “Os impactos da Covid-19 para discutir Planejamento Urbano e Regional”
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 627
Planejamento Urbano e Regional no novo normal. É com esta temática que acontece nesta quarta-feira (30), às 17h, horário de Brasília, uma live com a jornalista Andrea Azevêdo – @andreacazevedo, doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Governação, Conhecimento e Inovação pela Universidade de Coimbra (UC/PT) e com o engenheiro mecânico Sérgio Taldo – @sergiotaldo, CEO & Founder na empresa Ctrl+Café.
Os dois cientistas políticos vão trazer no bate-papo reflexões e abordagens sobre as mudanças que estão acontecendo na Europa e no Brasil devido à pandemia Covid-19, e que estão impactando no cotidiano das pessoas e na vida das cidades.
Para Andrea Azevêdo, a pandemia Covid-19 traz a tona problemas da gestão de cidades não só no Brasil, mas no mundo, a começar pela dificuldade na interação, necessária e fundamental, entre os entes federados para essa resolução, por divergências político-partidárias. Outro problema da gestão que fica completamente exposto, com o novo coronavírus SARS-CoV-2, é a sua incapacidade de corrigir a profunda desigualdade socioterritorial que caracteriza tanto as cidades, metrópoles quanto as regiões metropolitanas.
Na opinião da Jornalista Andrea Azevêdo a pandemia não tem apenas uma dimensão sanitária e de saúde pública; ela resulta, sobretudo, do processo histórico, cultural e político do modo de vida da humanidade sob os efeitos do neoliberalismo enquanto modelo econômico. A cruel pedagogia do Coronavírus, como bem descreve Boaventura Sousa Santos, tem nos ensinado, de maneira dura, uma série de lições que, ou aprendemos, ou sucumbiremos em relação à vida no e do planeta terra.
Para Sérgio Taldo é preciso discutir as “lições” da crise evidenciada pela Covid-19, com o olhar focado na realidade de cada país, e evidenciar e promover alternativas de base popular, dialógicas e sustentáveis, que apontam para um novo modelo de vida na região e no planeta.
Os dois cientistas propõe uma discussão articulada em quatro eixos: a caraterização da crise, suas consequências e “aprendizados”; uma leitura crítica das políticas e a capacidade dos gestores públicos em conduzir o seu enfrentamento; e, por fim, os desafios da era moderna e digital.
A Dra. Andrea Azevêdo está desenvolvendo Projeto de Pós-doutoramento intitulado “Os Desafios da Gestão dos Recursos Hídricos e a Experiência Brasileira no Contexto Internacional” no Núcleo de Estudos Sociais sobre Humanidade, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, com o acompanhamento científico da Professora Doutora Paula Duarte Lopes.
Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Imprensa