Assembleia realiza na sexta audiência pública para discutir extinção de zonas eleitorais na PB

Assembleia realiza na sexta audiência pública para discutir extinção de zonas eleitorais na PB

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 972

Proposta pelos deputados Jeová Campos, João Gonçalves, Ranieri Paulino e Camila Toscano, a Assembleia Legislativa, vai realizar na próxima sexta-feira (04), pela manhã, uma audiência pública para discutir a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através portaria do presidente Gilmar Mendes, que resultará na extinção de zonas eleitorais na Paraíba.

Os quatro deputados estiveram nesta terça-feira, participando de uma audiência pública realizada pelo TRE para discutir o assunto e nem a corte eleitoral da Paraíba tem dados de quantas zonas serão extintas no Estado com a determinação do TSE.

Na manhã desta quarta , o deputado Jeová Campos anunciou que o assunto será discutido na próxima sexta-feira na Assembleia, com representantes da Justiça Eleitoral e todas as autoridades envolvidas ao assunto

O deputado João Gonçalves discorda da determinação do TSE e argumenta que o fechamento das zonas eleitorais, incluindo a primeiro zona eleitoral de João Pessoa, se efetivado, virá em prejuízo aos eleitores e também de servidores da própria Justiça Eleitoral.

A ordem de extinção das zonas eleitorais foi assinada através de Portaria nº 372, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes.

A medida, que pode atingir 49 das 77 existentes na Paraíba.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, nesta terça-feira (01), com início às 14h30, audiência pública para ouvir os interessados sobre rezoneamento eleitoral disciplinado pela resolução nº23.520/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A audiência contou com 86 participantes e 14 inscritos que puderam usar da palavra para expor seus posicionamentos quanto ao processo de rezoneamento.

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, ao abrir a audiência pública, deixou claro que não seriam apresentados os resultados parciais dos estudos que estão sendo elaborados pelo grupo de trabalho especificamente criado pelo TRE-PB para este fim, e destacou ser o momento para os interessados no assunto exporem democraticamente as suas manifestações.