Ministro relator do TSE vota pela inelegibilidade de Ricardo Coutinho na Aije do Empreender PB

Ministro relator do TSE vota pela inelegibilidade de Ricardo Coutinho na Aije do Empreender PB

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 704

O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral, votou pela inelegibilidade do ex-governador Ricardo Coutinho, por oito anos, em julgamento iniciado na manhã desta quinta-feira (27).

A Ação que pede a Elegibilidade do ex-governador paraibano trata do caso de empréstimos feitos pelo programa Empreender PB, cuja liberação dos recursos aconteceu às vésperas do pleito de 2014.

O julgamento foi suspendo em função de pedido de vistas feito pelo ministro Luis Felipe Salomão.

Caso a Corte Eleitoral confirme o parecer do relator, Ricardo  Coutinho ficará impedido de participar das eleições municipais deste ano e da corrida pelo Palácio da Redenção, caso queira. O socialista é pré-candidato a prefeito de João Pessoa. O recurso foi impetrado pela Coligação “A Vontade do Povo”, encabeçada por Cássio Cunha Lima, nas eleições de 2014, quando Ricardo foi reeleito governador.

No caso do programa Empreender Paraíba, o relator disse não restar dúvidas da responsabilidade de Ricardo Coutinho, ao entregar cheques a beneficiários do programa, em período vedado pela Legislação Eleitoral. Nesta sexta-feira (28), será a última sessão do ministro Og Fernandes, devido ao encerramento no biênio no TSE. O processo deve ser repassado para outro relator.