Denunciado e afastado do cargo pela Justiça, Berg Lima renuncia ao mandato de prefeito de Bayeux

Denunciado e afastado do cargo pela Justiça, Berg Lima renuncia ao mandato de prefeito de Bayeux

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 565

Depois de ter tentado na tarde dessa segunda-feira (13) e o pedido não ter sido aceita pelo presidente interino, Inácio Andrade, o  prefeito afastado do município de Bayeux, Berg Lima (PL), conseguiu oficializar a renúncia ao cargo conquistado nas urnas em 2016.

Com a decisão, o presidente da Câmara tem até 30 dias para convocar novas eleições. Com menos de 6 meses para o fim do mandato e a realização de novas eleições, que acontecerão em novembro próximo, a eleição  para a escolha do prefeito que irá concluir o mandato será indireta e deve ocorrer em máximo 60 dias. Atualmente, o cargo de prefeito é exercido pelo presidente licenciado da Câmara Municipal, Jefferson Kita (Cidadania). O gestor tem visto com desconfiança a movimentação do agora ex-prefeito.

Kita suspeita que Berg tem articulado com os vereadores aliados, que somam sete, ao todo, a volta ao poder por meios indiretos. Ou seja, bancando um nome aliado para ser escolhido pela Câmara. “Não descarto judicializar o caso, por entender que será injustificável ocorrer duas eleições praticamente ao mesmo tempo. Existe jurisprudência nos tribunais superiores indicando esse entendimento”, disse.

Com a renúncia, todos os processos contra Berg Lima, que tramitam no Tribunal de Justiça, serão remetidos para o primeiro grau. Entre eles, o que resultou no afastamento do prefeito do cargo, o que trata da contratação de servidores fantasmas. O blog não conseguiu contato com a defesa do prefeito.

Fonte: Paraíba Notícia com Jornal da Paraíba