Luciano Cartaxo anuncia abertura dos shoppings centers, centros comerciais, shoppings populares e o comercio de loja em João Pessoa a partir desta segunda-feira

Luciano Cartaxo anuncia abertura dos shoppings centers, centros comerciais, shoppings populares e o comercio de loja em João Pessoa a partir desta segunda-feira

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 1090

Os shoppings centers, o comércio lojista, shoppings populares e centros comerciais de João Pessoa vão poder abrir a partir desta segunda-feira (13), em horários especiais e reduzidos. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (10),  pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). Os shoppings centers poderão abrir as portas das 12h às 20h, enquanto as lojas do comércio de rua serão autorizadas a funcionar das 9h às 15h.

Na terceira etapa da flexibilização, os estabelecimentos de comércio varejista poderão funcionar no horário das 9h às 15h, atendendo apenas pessoas com máscaras, respeitando a limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilizando álcool gel nos estabelecimentos.

Os shopping centers terão horário de funcionamento autorizado de 12h às 20h, também admitindo apenas pessoas com máscaras, medição de temperatura dos clientes e respeitando o distanciamento de 10m².

A PMJP determina ainda a retirada de todo mobiliário como bancos, sofás e poltronas. Segue vedada a abertura da praça de alimentação, que poderá continuar funcionando apenas com delivery ou drive thru. Também está vedado o funcionamento das áreas de lazer, como os cinemas e as academias.

Está autorizada a prática de atividade física individual, no asfalto da Orla de João Pessoa, no período das 5h às 8h, sendo vedado o acesso à faixa de areia e banho de mar. Ao longo do dia, poderá ser praticada atividade física individual na calçada, sendo vedado o uso de bancos e levar cadeiras.

As praças estarão abertas para utilização também em esportes individuais, não sendo permitido o uso de bancos e equipamentos de ginástica ou de recreação, como playgrounds, pois suas superfícies consistem em meio de transmissão do coronavírus.

Para evitar a possibilidade de aglomerações, os parques da Lagoa e Bica permanecerão fechados. Os jogos de futebol profissional também estão autorizados a retornar, no entanto, sem torcida.

Portaria – A portaria da Secretaria Municipal de Saúde (nº 26/06/2020) que dispõe sobre as medidas a serem adotadas nas atividades de escritórios de profissionais liberais também passará a ser adotada nesta segunda, nos escritórios de profissionais de eventos, de autoescolas, e de secretarias e tesourarias de escolas e universidades privadas. As aulas presenciais nas autoescolas seguem suspensas, devendo seguir com ensino remoto das aulas teóricas. Missas, cultos e demais cerimônias religiosas, seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas, mantendo os critérios da primeira fase.

Já no próximo dia 20, a Secretaria da Receita Municipal (Serem) retomará o atendimento presencial, com agendamento prévio e com a adoção de protocolos de distanciamento. Para o retorno das feiras livres, a Prefeitura já iniciou o diálogo com feirantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para a definição dos protocolos e da data da retomada. Para todos os segmentos, devem ser observadas todas as demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde, que serão disponibilizadas no portal da Prefeitura. A gestão municipal seguirá realizando fiscalização para conferir cumprimento às normas do decreto, feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Nesta fase, a orla estará liberada para atividades físicas e caminhada, mas sem acesso à areia e ao mar. O mesmo vale para as praças e parques, com exceção da Lagoa do Parque Solon de Lucena, que continua com acesso fechado.

As feiras livres e a atividade dos ambulantes não estará liberada, ainda. Isso deve ficar para a próxima fase. Os escritórios de profissionais liberais estarão 100% liberados, assim como os serviços públicos não essenciais. Os bares e restaurantes continuam funcionando com delivery e drive thru.

A atividade administrativa das auto-escolas, por exemplo, estará liberada, assim como as áreas administrativas das instituições de ensino. A abertura do Parque Zoo Arruda Câmara ficará para a última etapa e continua fechada. O mesmo vale para as academias de ginástica, cinemas, museus e teatros. As atividades educacionais continuam fechados.

A decisão ocorre no momento em que a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Região Metropolitana está em 64%. João Pessoa tem 15,8 mil casos confirmados da Covid-19.

Resumo das medidas de flexibilização:

3ª fase do plano de flexibilização em João Pessoa, anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo.

A partir de segunda:

– retorna o comércio varejista/shoppings populares/centros comerciais (funcionamento de 9 às 15h)

– Shoppings Centers funcionam de 12h às 20h

– Liberado o retorno do Campeonato Paraibano em João Pessoa (sem torcida)
– Orla e vias da orla liberadas para caminhadas das 5 às 8h, ciclovias no mesmo horário.
– Calçadinha da orla liberada para caminhada também no fim da tarde, porém proibido aglomerações, como ficar sentado, conversando, e permanência no local.

– Praças liberadas também para caminhadas e atividades físicas, mas proibida aglomeração e permanência
– Feiras livres voltam, sem data definida para mudanças, mas nos próximos dias, com novos protocolos a serem estabelecidos.

– Atividades individuais em espaços públicos liberadas para profissionais de educação física. Academias seguem fechadas.

O prefeito Luciano Cartaxo explicou que a flexibilização anunciada nesta sexta-feira só foi possível em função do planejamento e das medidas que foram adotadas nas fases anteriores. Cartaxo ressaltou que João Pessoa tem, atualmente,  menos de 70% de ocupação nos leitos de UTI ocupados.