VACINAÇÃO: Secretaria de Saúde da Paraíba disponibiliza vacina contra quatro tipos de meningite para os 223 municípios do Estado
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 750
Após a ampliação do Calendário Básico de Vacinação, a rede pública passou a disponibilizar a Vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente que protege adolescentes entre 11 e 12 anos contra quatro tipos de meningite.
A Secretaria de Saúde da Paraíba chama a atenção de pais e responsáveis para colocar em dia a vacinação dos filhos nesta faixa etária. Disponível desde abril, a vacina previne contra essa doença infecciosa grave, que provoca inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por vírus ou por bactéria.
A Vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, que é considerada a variação mais grave da doença e pode ser fatal. Atualmente, a rede pública também oferece a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês em três doses: aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses. De acordo com a técnica do núcleo de imunização, Milena Vitorino, é importante que os pais e responsáveis pelas crianças e jovens mantenham as cadernetas de vacinação em dia.
“Com a pandemia muitos pais estão deixando de levar as crianças aos postos por medo do coronavírus, mas é importante lembrar que há outras doenças previníveis que ainda estão circulando. É muito importante que os adolescentes de 11 e 12 anos tomem a dose da ACWY, que é ofertada gratuitamente e protege contra quatro tipos da meningite, bem como as crianças sigam o calendário de vacinação”, frisa a técnica.
O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação, que corresponde a 5.621.137 de pessoas. A vacina ACWY pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional de vacinação do adolescente. A Secretaria de Saúde da Paraíba reforça que é importante manter a caderneta de vacinação em dia para a prevenção de doenças contagiosas.
Fonte: Paraíba Notícia e Secom- PB