LEITE FRATERNO: Campanha arrecada doações para ajudar pessoas em situação de risco

LEITE FRATERNO: Campanha arrecada doações para ajudar pessoas em situação de risco

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 800

Lançada na sexta-feira (09), a campanha consiste em arrecadar doações em dinheiro para comprar caminhões de leite produzido pelos agricultores familiares dos municípios de Barra de Santana (PB), Caturité (PB) e Boqueirão (PB) e distribuir com a população vulnerável. Na noite da quarta-feira (15) a campanha alcançou R$ 11.830,75 doados por 69 pessoas. Para participar, basta doar qualquer valor através da conta corrente 23.642-x, Agência 1654-3 do Banco do Brasil, em nome da empresa individual Casa do Criador com CNPJ 27.150.876/0001-70.

O caminhão deixou o município de Caturité (PB) nas primeiras horas da manhã desta quarta (15) e entregou 500 litros na sede do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Lagoa Seca (PB), que distribuiu o leite para as famílias indígenas venezuelanas da etnia warao e para a comunidade do Pedregal em Campina Grande (PB). Outros 100 litros também foram entregues em Campina para serem distribuídos com famílias de vendedores ambulantes. Na sequência, o caminhão seguiu para João Pessoa, onde entregou 3.400 litros, além dos municípios de Sapé (PB), Conde (PB), Santa Rita (PB) e Bayeux (PB).

A distribuição do leite na capital e região metropolitana começou ainda pela manhã, avançou pela tarde, encerrando às 19h40, quando foram entregues os últimos litros em Santa Rita (PB). “Para ser bem sincero, sabe aquele cansaço pós praia que é presente mas não incomoda? É o que estou sentindo agora”, relatou John Jerônimo, integrante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD). John acompanhou o caminhão da primeira à última entrega na capital, ajudando na distribuição do leite às comunidades e ocupações. “O MTD provou hoje a capacidade de operar que não tínhamos avaliado até então”, afirmou orgulhoso.

A cada R$ 12 mil arrecadados, um caminhão, com quatro mil litros de leite, será destinado para catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, vendedores ambulantes, prostitutas, travestis, moradores de ocupações irregulares e indígenas venezuelanos. O procurador da República José Godoy, membro do MPF, informou que o leite será distribuído em embalagens com a marca da cooperativa de laticínios Cariri, tendo em vista que, neste momento, são as embalagens que a associação dos pequenos produtores possui para o fornecimento, “embora o leite seja produzido pelos produtores da agricultura familiar”, salientou.

Godoy também ressaltou que a campanha inicia pela capital e num segundo momento, conforme a evolução da campanha, a intenção é estender o fornecimento do leite a outros municípios do estado.

As pessoas que estão sendo beneficiadas estão passando dificuldade por não poderem trabalhar devido à pandemia causada pelo novo Corona Vírus. O isolamento social necessário retirou deles suas fontes de renda e, por isso, estão precisando de todo o apoio possível.

A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace Esperança) fará sua doação, mas qualquer pessoa pode também fazer sua doação e garantir apoio para quem mais precisa. Quem quiser ajudar pode contribuir com um depósito na Conta Corrente nº 1.065-0 da Associação dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Cariri, Agência nº 5686-3 do Branco do Brasil, CNPJ: 04.721.878/0001-77.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Procuradoria da República na Paraíba