Camila Toscano apresenta seis emendas ao projeto de Reforma da Previdência que asseguram direitos aos servidores

Camila Toscano apresenta seis emendas ao projeto de Reforma da Previdência que asseguram direitos aos servidores

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 619

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou seis emendas, sendo cinco aglutinativas e uma modificativa, ao Projeto de Lei Complementar n° 12/2019 que trata da Reforma da Previdência Estadual. Camila pediu vista na matéria com o objetivo de aperfeiçoar o conteúdo, evitando perdas aos servidores estaduais. As modificações asseguram direitos e aumenta a alíquota de contribuição de forma progressiva. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa da Paraíba.

A emenda aglutinativa que reúne propostas dos deputados Bosco Carneiro, Jeová Campos e Raniery Paulino, além de demanda encaminhada pelo Fórum Estadual dos Servidores, suprime do texto as alterações previstas no regime de pensões dos servidores públicos. Ele definia que só teriam direito a pensão vitalícia os dependentes com mais de 44 anos de idade e que tenham mais de dois anos de casamento e 18 contribuições à PBPREV.

A propositura que reúne emendas do deputado Wallber Virgolino e do Fórum Estadual dos Servidores garante que os servidores públicos estaduais serão aposentados conforme a Constituição Estadual e a Legislação do Estado, nos termos do que determina a Constituição Federal. Traz para o texto do projeto o reconhecimento do abono permanência, tendo em vista que essa medida contribui para a diminuição do déficit da previdência, pois incentiva o retardamento da passagem dos servidores para a inatividade.

A proposta elaborada a partir da aglutinação das emendas dos deputados Raniery Paulino, Taciano Diniz, Bosco Carneiro e Wallber Virgolino, além de colaboração do Fórum Estadual dos Servidores, modifica a alíquota linear de 14% para a alíquota progressiva nos mesmos termos do adotado para os servidores federais e reconhecendo a isenção dos aposentados e pensionistas que recebem menos do que o teto do INSS.

Fundindo emendas dos parlamentares Raniery Paulino, Pollyanna Dutra e Bosco e proposta encaminhada pelo Fórum Estadual dos Servidores, a emenda aglutinativa aproxima o Estatuto dos Servidores Públicos Estaduais do Estatuto dos servidores públicos Federais através da Lei 8.112/90. Assegurando direitos e garantias, como a extensão da licença maternidade para as servidoras mães de múltiplos.

Já a emenda aglutinativa que reúne propostas de Raniery Paulino e Felipe Leitão e tem o objetivo de garantir que as alterações das alíquotas propostas no PLC 12 só passem ser cobrados no prazo limite estabelecido pela portaria 1.348/2019 do Ministério da Economia.

A única emenda modificativa apresentada suprime do texto a autorização para cobrança da PBPREV dos inativos e pensionistas que ganhem menos do que o teto do INSS; instituição da cobrança da contribuição extraordinária e fim da Isenção em dobro dos aposentados e Pensionistas que sofrem de doenças incapacitantes.

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Imprensa