por Valter Nogueira - 5 anos atrás
Autocrítica, sim!
A soberba leva a pessoa do nada a lugar nenhum! As vezes, é preciso dar um passo atrás para, adiante, poder dar dois passos à frente. Isso porque, por vezes, se perde uma batalha mas não se perde a guerra. O motivo desse intróito é para dizer que, com todo respeito que tenho à figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi infeliz ao afirmar que o PT não precisa fazer nenhuma autocrítica.
Respeito o contraditório, mas penso de forma diferente. Isto é, o PT precisa – urgente – fazer uma autocrítica, até porque perdeu a última eleição presidencial. Esse fato, por si só, já justifica, aos petistas, uma reflexão. Isto é, caso seja objetivo da legenda voltar a ser protagonista nos próximos embates políticos.
Com toda força política e carisma invejável, Luiz Inácio Lula da Silva não foi capaz de transferir votos suficientes que garantisse, em 2018, a vitória do seu candidato à presidência da República, no caso, Fernando Haddad.
A autocrítica é necessária, sim. Primeiro, o partido não pode ficar o resto da vida a reboque de apenas um nome. Isto é, de Lula. E, segundo, é recomendável a qualquer legenda promover novas lideranças, vez que, em muitos casos, faz-se necessário recorrer ao denominado ‘Plano B’.
Ao Partido dos Trabalhadores, urge a construção de uma segunda liderança, como forma de evitar o que ocorreu na eleição do ano passado. Na ocasião, Lula não pode ser candidato e o resultado (todos nós sabemos) foi a derrota nas urnas.
A propósito, a autocrítica é a crítica que alguém faz de si mesmo, de suas atitudes, de seus trabalhos ou de suas obras.
Jornalismo de Luto
O jornalismo paraibano está de luto! A Imprensa paraibana acordou, na manhã desta segunda-feira (18), com a triste notícia do falecimento da jornalista e colunista do jornal Correio da Paraíba, Lena Guimarães. Ela estava internada no Hospital da Unimed, em João Pessoa, onde lutava contra um câncer de pâncreas e teve falência múltipla dos órgãos. A comunicadora tinha 62 anos.